12/05/2023 15h02 - Atualizado em 09/08/2023 15h37

Crescimento e respeito ao direito do consumidor é compromisso da nova diretoria do Procon-ES

Crescimento e respeito ao direito do consumidor é compromisso da nova diretoria do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES). Letícia Coelho Nogueira, que assumiu a presidência do Instituto a convite do governador Renato Casagrande, ressalta a sua missão de atuar com responsabilidade e transparência. A nova presidente também pretende ampliar a capacidade de atendimento ao público, dando respostas mais céleres aos consumidores, dialogar com os fornecedores de forma que eles entendam que precisam cumprir a legislação consumerista, ampliar as ações fiscalizatórias e aplicar multas e outras sanções como rege a lei.

A nomeação de Letícia Nogueira foi publicada no Diário Oficial do Estado, nesta segunda-feira (08). Ela é graduada em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), pós-graduada em Gestão e Estratégia Educacional pela Faculdade Mário Schenberg e pós-graduada em Literatura, Memória Cultura e Sociedade pela Faculdade Luso Capixaba.

Boa parte da sua vida profissional esteve ligada à área da educação. Já atuou em cargos de gestão e, antes de integrar a diretoria do Procon-ES, atuava junto ao Procon da Assembleia Legislativa, que é ligado à Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte. Participando, inclusive, de ações conjuntas com a Delegacia do Consumidor (Decon).

Entre os principais objetivos à frente do Procon-ES, Letícia Nogueira destaca a retomada dos projetos ‘Procon Itinerante’ e ‘Procon nas Escolas’.

“A nossa meta na nova gestão é de trabalho, com o objetivo de retomar a confiança do consumidor e o respeito do fornecedor. A retomada da unidade móvel de atendimento ‘Procon Itinerante’, que vai levar a defesa do consumidor para o interior do Estado e o retorno do projeto Procon nas Escolas, que ensina direito do consumidor e educação financeira para estudantes de escolas públicas, são alguns dos projetos que estarão em muita evidência nos próximos anos”, ressaltou a diretora-presidente.

Também houve mudança na Diretoria Administrativa e Financeira do Instituto. Rogério Athayde, que respondia pela presidência do Procon-ES, assume o cargo com a intenção de avançar e reformular a gestão administrativa do órgão.

Informações à imprensa: