05/04/2024 18h21

Fiscais do Procon-ES atuam no sul do Estado para combater aumento abusivo de preços

Fiscais do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) realizaram uma série de diligências no sul do Estado, entre a segunda-feira (1º) e esta sexta-feira (05), com o objetivo de monitorar os preços no mercado e combater o aumento abusivo de preços, visando proteger os consumidores em situações de vulnerabilidade.

Os municípios de Mimoso do Sul, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Alegre, Jerônimo Monteiro e Guaçuí foram alvos das inspeções realizadas pela equipe do Procon-ES ao longo da semana. Durante essas visitas, os fiscais estiveram em contato direto com a comunidade, orientando tanto consumidores quanto comerciantes sobre a prática de elevação de preços sem justificativa plausível, especialmente em contexto de calamidade.

A diretora geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, informou que em um primeiro momento, não foram constatadas irregularidades relacionadas aos preços dos produtos durante as inspeções realizadas. “Os consumidores foram orientados a reportar qualquer indício de aumento significativo nos preços dos produtos para o Procon-ES”, acrescentou.

O Procon-ES não limitou seus esforços apenas aos municípios onde realizou fiscalizações diretas. Além das ações de monitoramento de preços, o órgão também buscou parceria com os Procons dos municípios de Itapemirim, Marataízes e Cachoeiro de Itapemirim. Por meio da Diretoria de Apoio aos Procons Municipais, foi realizada uma orientação conjunta, especialmente após uma denúncia referente ao preço elevado do galão de água mineral.

Essa colaboração entre os órgãos fortalece a rede de proteção ao consumidor e reforça o compromisso em combater práticas abusivas no mercado”, ressaltou Letícia Nogueira.

Para denúncias, os consumidores podem acessar o Atendimento Eletrônico no site procon.es.gov.br, ligar para o número 151 ou contatar via WhatsApp pelo número (27) 3323-6237.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Procon Estadual

Amanda Ribeiro

(27) 9 9975-2490

imprensa@procon.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard