Procon-ES fecha seis empresas por golpes de consórcio na Grande Vitória
Nova operação conjunta Consórcio Fake, realizada entre o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), a Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) e a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Espírito Santo resultou na interdição de seis empresas de consórcios na região da Grande Vitória. A ação, realizada na quarta-feira (03), teve o objetivo de combater práticas de publicidade enganosa.
Quatro empresas em Vitória e duas na Serra foram interditadas pelo Procon-ES, todas eram alvos de investigação pela Delegacia do Consumidor. Essas empresas utilizavam anúncios em redes sociais, sites de vendas e lojas físicas para atrair consumidores com ofertas de financiamento lucrativas, como entradas baixas e prestações acessíveis, prometendo a entrega do bem como, terrenos, casas e veículos, em poucos dias.
Quando os consumidores percebem que o produto não chega, dentro do prazo esperado, descobrem que foram enganados a assinar contratos de consórcio sem consentimento. Muitas vezes, após realizar os pagamentos, enfrentam dificuldades para recuperar o dinheiro investido.
Letícia Coelho Nogueira, diretora geral do Procon-ES, explicou que as empresas de consórcio foram interditadas como medida cautelar para evitar que mais consumidores sejam prejudicados. "Mesmo com a ampla divulgação das operações realizadas, outras empresas persistem nessas práticas ilegais. Continuaremos com nossas ações de fiscalização, dada a gravidade dessa conduta", destacou a diretora.
Como registrar denúncias e reclamações
Os consumidores podem registrar reclamações pessoalmente na sede do Procon-ES, localizada na Avenida Jerônimo Monteiro, 935, Centro, Vitória, de segunda-feira a sexta-feira, mediante agendamento pelo site www.agenda.es.gov.br. Outra unidade do Procon-ES está localizada no Faça Fácil, em Cariacica, que atende de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, até as 13 horas. O agendamento para o Faça Fácil deve ser feito pelo site www.facafacil.es.gov.br.
A população também pode registrar reclamações, sem sair de casa, pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site www.procon.es.gov.br. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo WhatsApp (27) 3323-6237.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon-ES
Amanda Ramos Ribeiro
(27) 3132-1840 / 9 9975-2490
www.procon.es.gov.br