21/02/2025 16h38 - Atualizado em 21/02/2025 16h41

Procon-ES lança projeto 'Procon nas Escolas' para formar jovens consumidores conscientes

Objetivo é fortalecer o protagonismo juvenil e incentivar práticas de consumo mais conscientes, sustentáveis e responsáveis.

O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) deu início a uma iniciativa que promete transformar a relação dos jovens com o consumo e a educação financeira. O projeto “Procon nas Escolas”, integrante do programa Jovem Consumidor, teve largada nesta sexta-feira (21), com visitas a duas escolas estaduais do município da Serra: a Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio (EEEFM), Jones José do Nascimento, e a EEEFM Silvio Egito Sobrinho.

Durante os encontros, a diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, apresentou o projeto e os materiais educativos voltados ao público infantojuvenil, além de explicar a metodologia que será aplicada. O formato de trabalho será definido em parceria com cada escola participante, respeitando as particularidades da comunidade escolar para garantir uma experiência de aprendizado enriquecedora e significativa. 

Para a diretora-geral, o Procon-ES segue firme no compromisso de levar informação e empoderamento aos jovens capixabas, promovendo um futuro com consumidores mais conscientes, informados e preparados para os desafios da sociedade.

“Queremos impactar positivamente a comunidade escolar e transformar realidades, levando conhecimento e informação para que esses jovens estejam preparados para enfrentar o mercado e tomar decisões mais conscientes. O projeto busca engajar os estudantes em uma jornada educativa sobre consumo responsável e educação financeira, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e preparados para os desafios da vida adulta”, destacou Letícia Nogueira. 

O projeto será destinado a estudantes do Ensino Fundamental I e II, enquanto o Jovem Consumidor atenderá alunos do Ensino Médio. Ambas as iniciativas têm como objetivo fortalecer o protagonismo juvenil e incentivar práticas de consumo mais conscientes, sustentáveis e responsáveis. 

Nesta primeira fase, o projeto pretende alcançar mais de dois mil alunos em 13 escolas públicas, promovendo uma transformação significativa na relação dos jovens com o consumo e a educação financeira.

 

Primeiras escolas a aderirem ao projeto 

Durante a realização do “Procon nas Escolas”, nesta sexta-feira (21), na Escola Jones José do Nascimento, localizada em Central Carapina, a recepção ficou por conta do diretor Gilmar Ribeiro e da coordenadora pedagógica Letícia Rosa. Já na Escola Silvio Egito Sobrinho, em Solar de Anchieta, o projeto foi apresentado ao diretor Cloves José, à pedagoga Taline Miranda e ao professor Saulo Sales.



Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Procon Estadual

Amanda Ribeiro

(27) 3134-8443

imprensa@procon.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard