Procon-ES visita Procons de São Mateus e Jaguaré e fortalece parcerias em prol do consumidor capixaba

Com o objetivo de fortalecer a atuação conjunta em defesa do consumidor e melhorar os serviços prestados à população, o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) realizou, na última semana, visitas técnicas aos Procons de São Mateus e Jaguaré. As agendas integram uma série de ações institucionais que buscam promover maior integração entre os municípios e o Procon Estadual, além de mapear demandas regionais e alinhar estratégias de atendimento.
O objetivo dessas visitas é garantir um atendimento cada vez mais eficaz e acessível à população, por meio da troca de experiências, análise de boas práticas e identificação de oportunidades de investimento na estrutura física e operacional dos Procons municipais. Durante os encontros, foram discutidas também futuras parcerias e ações conjuntas com foco em educação para o consumo e prevenção de práticas abusivas.
Durante as reuniões, o Procon-ES também avançou nas articulações para levar novas ações aos municípios, como o Procon Itinerante, que tem como objetivo ampliar o acesso da população aos serviços do órgão, aproximando os consumidores dos seus direitos, por meio de atendimento direto nas comunidades.
Além disso, foi debatida a realização do evento Parceria Legal, promovido em conjunto com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes). A iniciativa levará aos municípios uma programação completa com serviços gratuitos de orientação ao consumidor e ao empreendedor, além de atividades culturais, feira gastronômica e apresentações musicais abertas ao público.
Além dos diálogos institucionais, o Procon-ES distribuiu cartilhas e folhetos educativos abordando temas recorrentes nas reclamações registradas pelos consumidores. O material inclui orientações sobre cobranças indevidas em benefícios do INSS, riscos do crédito consignado, direitos dos idosos, proteção ao consumidor durante o Verão, recomendações para supermercadistas e informações voltadas ao jovem consumidor. A iniciativa visa ampliar o acesso à informação e fortalecer a educação para o consumo consciente em todas as faixas etárias.
A diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, enfatizou a importância desse trabalho. “O Procon-ES tem o compromisso de apoiar as sedes municipais. Essa integração é essencial para a construção de políticas mais eficazes de defesa do consumidor, além de contribuir para o desenvolvimento local”, destacou.
São Mateus: ações conjuntas e fortalecimento institucional
Em São Mateus, a diretora-geral do Procon-ES foi recebida pelo coordenador do Procon Municipal, Wadih Houri Neto; pela advogada Zenilda Fernandes Rocha; pela gerente administrativa Jociene Lopes Tompson; e pela conciliadora Kessily Quaresma. Na reunião, foram debatidos os principais problemas enfrentados pelos consumidores da região e definidos os próximos passos para ações conjuntas, como campanhas educativas e mutirões de negociação de dívidas.
“O Procon de São Mateus já conta com uma estrutura acolhedora e uma equipe comprometida. Com a chegada do mobiliário e dos equipamentos eletrônicos que serão doados aos municípios por meio do Edital de Chamamento Público promovido pelo Procon-ES, com recursos do Fundo Estadual de Defesa do Consumidor (FEDC), a sede municipal estará ainda mais preparada para oferecer um atendimento de qualidade à população”, pontuou Letícia Coelho Nogueira, diretora-geral do Procon-ES.
Para o coordenador do Procon Municipal de São Mateus, Wadih Houri Neto, a proteção e a conscientização dos direitos do consumidor não são apenas responsabilidades individuais, mas um compromisso coletivo. A união entre entidades, instituições e a sociedade civil é essencial para promover uma cultura de respeito no consumo”, afirmou.
Jaguaré avança na proteção ao consumidor com unidade do Procon
Já no município de Jaguaré, o destaque foi a preparação para a inauguração da sede própria do Procon Legislativo. O encontro tratou dos encaminhamentos para a abertura do espaço, treinamento da equipe.
Segundo Letícia Coelho Nogueira, é gratificante ver mais um município capixaba avançando na defesa dos direitos do consumidor: “A criação dessa unidade em Jaguaré representa um passo importante para aproximar o cidadão desse serviço tão essencial que é a proteção ao consumidor. Atualmente, o Espírito Santo já conta com Procons em cerca de 60% dos municípios, e o Governo do Estado tem trabalhado para ampliar ainda mais essa cobertura, garantindo que os capixabas, de norte a sul, tenham acesso a um atendimento qualificado e humanizado. É gratificante ver esse compromisso com a cidadania sendo fortalecido por meio de parcerias institucionais e do engajamento das lideranças locais.”
A coordenadora do Procon Legislativo de Jaguaré, Geórgia Rocha G. S. Prado, celebrou o avanço. “Estamos radiantes com conquista do Procon Legislativo junto ao Governo do Estado em prol da população de Jaguaré-ES. O Procon se apresenta como uma forma de garantir ao cidadão a proteção de seus direitos, em razão de práticas abusivas. Esse serviço, que será prestado também com foco em mediações, assessorias em políticas públicas referentes à temática, bem como promoção de campanhas educativas, se torna ainda mais democrático em nosso município”, disse.
A reunião também contou com a presença das integrantes da equipe do Procon de Jaguaré, Danielle Pani e Eglazia Loureiro; do vice-prefeito, Elder Sossai de Lima; e dos vereadores João Vanes dos Santos, Ricardo Barros, Cláudio Santos Gomes, Penha Groberio Bettim, Eudimarcos Gomes e Valdecir da Silva.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon Estadual
Amanda Ribeiro
(27) 3134-8443
imprensa@procon.es.gov.br