Procon Itinerante realiza quase sete mil atendimentos em 11 municípios no primeiro semestre de 2025

Com os objetivos de ampliar o acesso aos serviços de defesa do consumidor e levar orientação de forma direta à população, o Procon Itinerante percorreu 11 municípios capixabas e realizou 6.931 atendimentos no primeiro semestre de 2025. A iniciativa do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) tem como foco a educação para o consumo consciente, a negociação de dívidas e a garantia de direitos dos consumidores, especialmente em regiões com menor acesso aos serviços presenciais.
Entre os municípios visitados estão: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Anchieta, Itarana, Jaguaré, Nova Venécia, Guarapari, São Gabriel da Palha e Afonso Cláudio. Dos atendimentos realizados, 1.283 ocorreram em áreas atendidas pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida, uma política pública do Governo do Estado, voltada à promoção da cidadania e à redução da violência.
Durante as ações, os consumidores puderam esclarecer dúvidas, registrar reclamações, renegociar dívidas e receber orientação sobre questões de consumo. Entre as principais demandas registradas, destacam-se as renegociações de dívidas com concessionárias de energia elétrica e abastecimento de água, bem como questões envolvendo empréstimos, financiamentos e cartões de crédito.
A diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, destacou os impactos positivos do projeto. “O Procon Itinerante é uma ferramenta de inclusão e cidadania. Ele leva os serviços do Procon Estadual até onde o consumidor está, especialmente nas regiões mais afastadas dos grandes centros. Seguimos firmes no compromisso de garantir que todos os capixabas tenham seus direitos respeitados, com acesso facilitado à informação, à orientação e à solução dos conflitos de consumo”, afirmou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon Estadual
Amanda Ribeiro
(27) 3134-8443