11/09/2025 16h37

Trinta e cinco anos do Código de Defesa do Consumidor: 95,5% dos capixabas reconhecem a importância do CDC

O Procon realizou uma pesquisa nacional para entender a percepção da população sobre o CDC e o trabalho dos Procons.

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) completa 35 anos nesta quinta-feira (11) e, em comemoração, o Colegiado Nacional de Procons Estaduais (CNPE), do qual o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) faz parte, realizou uma pesquisa nacional para entender a percepção da população sobre o CDC e o trabalho dos Procons.

Em âmbito nacional, a enquete revelou que 86,82% dos brasileiros conhecem o CDC e 67,8% possui algum ou bastante conhecimento sobre. No Espírito Santo, o resultado foi mais expressivo: dos capixabas que responderam à pesquisa, 100% já conhecia o CDC e 75,5% acredita ter muito ou algum conhecimento sobre o código.

A diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, destaca esses resultados como um retorno positivo do trabalho feito coletivamente entre os órgãos de defesa do consumidor. “Esses números reforçam a importância da atuação conjunta dos Procons em todo o país. No Espírito Santo, temos trabalhado para que o consumidor esteja cada vez mais informado sobre os seus direitos e confiante em exercê-los”, enfatizou.

Outro aspecto avaliado na pesquisa é sobre a percepção dos consumidores em relação ao trabalho dos Procons. Dos consumidores capixabas que tiveram algum problema ao comprar um produto ou serviço nos últimos 2 anos, 65,8% recorreram ao Procon e 85,19% tiveram o problema resolvido. Além disso, 61,5% dos que responderam à enquete já utilizaram os serviços do Procon uma ou mais de uma vez e 96,8% recomendaria para familiares, amigos ou a outras pessoas.

Mesmo com os resultados positivos, a diretora-geral reforça a necessidade de conhecer consumidores para aprimorar o trabalho realizado diariamente. “O Procon-ES tem sido cada vez mais um canal efetivo de solução de conflitos e de aproximação com a sociedade. Mas sabemos que sempre há espaço para avançar: é preciso conhecer melhor o perfil e as necessidades dos consumidores para aperfeiçoar nossos serviços e oferecer respostas mais rápidas e eficazes.”

Ela acrescentou ainda que, no aniversário de 35 anos do CDC, o órgão reafirma o compromisso de atualizar suas práticas para acompanhar as mudanças do mercado e continuar garantindo relações de consumo equilibradas e justas.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Procon Estadual

(27) 3134-8443 / (27) 99975-2490

imprensa@procon.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard