Aplicativo do Procon-ES registra mais de 900 reclamações em menos de 60 dias
O App Procon-ES foi lançado há menos de 60 dias e já conta com mais de 900 reclamações. Por meio do App Procon-ES, lançado no Dia Mundial do Consumidor, é possível tirar dúvidas, registrar denúncias e reclamações sobre produtos adquiridos e serviços contratados, como problemas com energia elétrica, água, telefonia celular e fixa, internet, defeitos em produtos e outros problemas relacionados ao consumo.
Para a diretora-presidente do Procon-ES, Lana Lages, o número de demandas recebidas pelo aplicativo foi uma surpresa. “O aplicativo tem sido elogiado pelos consumidores e pretendemos aprimorá-lo ainda mais, tornando-o mais completo”, explicou.
“As principais demandas recebidas pelo aplicativo estão relacionadas a cobrança indevida na área de telefonia e demora na entrega de produtos comprados pela internet”, revelou a diretora-presidente.
O consumidor Hélio Marinho, morador de Vila Velha, utilizou o aplicativo para fazer uma reclamação e aprovou a ferramenta. “Tive o pedido de uma nota fiscal rejeitado pelo dono do supermercado e registrei a reclamação. O uso do aplicativo é prático e achei o retorno rápido”, disse.
Como funciona
Para registrar uma reclamação, o consumidor deverá informar os seus dados pessoais como nome completo, CPF, RG, data de nascimento, endereço, e-mail e telefone para contato. Após, deverá ser feito um breve relato do problema, informando o nome e dados da empresa reclamada e números de protocolo, caso exista. Também podem ser registradas denúncias de forma anônima.
O prazo para retorno, após o envio da demanda, é de até 72 horas úteis no e-mail informado no ato do cadastro. O acompanhamento da reclamação poderá ser feito pelo link “consulta processo”, no site do Procon-ES. O aplicativo permite que o consumidor envie fotos que comprovem a denúncia e de documentos como nota fiscal, ordem de serviço, faturas etc. O App Procon-ES já está disponível na plataforma Android e, em breve, os consumidores poderão encontrá-lo na versão iOS.
Apresentação na Assembleia Legislativa
A convite da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, a diretora-presidente do Procon-ES, Lana Lages, participou de uma sessão solene na casa de leis, presidida pelo deputado estadual Dary Pagung, com o objetivo de apresentação do App Procon-ES.
A diretora falou sobre a motivação para a criação do aplicativo, sobre as demandas recebidas e sua funcionalidade. “É muito importante estreitarmos a relação com a comissão de defesa do consumidor e com os deputados que lutam pela defesa dos consumidores”, disse.
Participaram da reunião a diretora-presidente do Procon-ES, Lana Lages, o gerente de atendimento do Procon-ES, André Marques Ferreira, o assessor de TI do Procon-ES, Marcos André Cardoso de Souza e os deputados estaduais Dary Pagund e Vandinho Leite.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon Estadual
Amanda Ribeiro
(27) 3132-1840 / 9 9975-2490