09/06/2018 23h35

Dia dos Namorados: Pesquisa de preços aponta diferença de até 100% para o mesmo produto

As datas comemorativas movimentam o comércio. E não seria diferente no Dia dos Namorados. Com o objetivo de orientar o consumidor em suas escolhas e mostrar que pesquisar preços em diferentes lojas é sempre a melhor alternativa para economizar, o Procon-ES percorreu 41 estabelecimentos lojas da Grande Vitória e realizou uma pesquisa de preços de 40 produtos que são a preferência na hora de presentear.

Durantes as visitas, os fiscais levantaram os preços de aparelhos celulares, óculos de sol, tênis, camisa do Brasil e dos tradicionais buquês de rosas vermelhas. A pesquisa foi realizada entre nos dias 21 a 23 de maio.

Dos itens pesquisados a maior diferença de preços foi encontrada no buquê com 12 rosas vermelhas importadas com 100% de variação. Em uma floricultura no Centro de Vila Velha, o produto é vendido a R$90, enquanto outra, em Vitória, comercializa o mesmo buquê por R$180.

Se a escolha for um óculos de sol masculino de uma marca tradicional, por exemplo, o consumidor poderá encontrar o produto por uma diferença de preço de até 33,63% ou R$151 nas lojas.

Se quiser presentear com um celular, um aparelho de mesma marca e mesmo modelo pode ser encontrado com variação de até 50%. O consumidor também pode comprar um smartphone por R$7.949, mas se pesquisar um pouco mais, poderá encontrar o mesmo produto por R$6.799, representando uma economia de 16,91%. A pesquisa demonstrou também uma variação de 50,03% ou R$900 no preço de outro modelo. Tem loja ofertando o aparelho a R$1.799 e outra a R$2.699. Outra marca apresentou diferença de 26,20%, uma diferença de R$550 no preço do produto. Tem lojas ofertando o aparelho a R$2.099, enquanto em outra o produto é vendido a R$2.649.

Quem quer presentear com um tênis, por exemplo, é melhor pesquisar bastante. O mesmo modelo de uma marca tradicional apresentou variação de preço de 51,52% entre as lojas pesquisadas. Tem loja vendendo o produto por R$329,99, enquanto na loja oficial, é vendido por R$499,99.

Com a proximidade da Copa do Mundo, a camisa do Brasil também é produto desejado como presente. O modelo feminino pode ser adquirido por R$129,99. E o modelo uniforme 1/2018 sai a R$249,99 na mesma loja.

A diretora-presidente do Procon-ES, Denize Izaita Pinto, explicou que a proposta desse trabalho é apresentar algumas opções de produtos para o consumidor e mostrar que existe presente para todos os gostos e bolsos.

“Quem quer economizar deve pesquisar muito o preço do produto e analisar quanto do seu orçamento poderá despender para o presente. Existe uma gama de artigos à escolha do consumidor que pode agradar sem pesar no bolso”, disse.

Foram pesquisados os preços dos produtos nos Shoppings Vitória, Boulevard e Moxuara. Na Central de Laranjeiras e Novo Horizonte, na Serra; Jardim da Penha, Jucutuquara, Camburi, Mata da Praia, Bento Ferreira, Praia do Canto, Santa Marta, Vila Rubim e Centro, em Vitória; Itacibá, Campo Grande, Auto Lage e São Geraldo, em Cariacica; Ibes, Glória, Centro, Itapoã e Praia da Costa, em Vila Velha.

Trocas

Antes de concluir a compra, o consumidor deve se informar se a loja aceita trocas e verificar as condições para realizá-la. Essa informação é muito importante, pois as lojas não são obrigadas a trocar produtos sem defeito, simplesmente porque não agradou ou o tamanho não serviu.

“Muitos consumidores acham que podem realizar a troca de produtos em perfeito estado, no prazo de sete dias, mas isso só é possível para as compras realizadas fora do estabelecimento comercial, como internet. A troca de produtos não defeituosos adquiridos em lojas físicas é liberalidade do estabelecimento e não uma obrigação”, explicou Denize.

Por essa razão, antes de ir ao caixa, é importante verificar se o produto não possui algum defeito aparente. Na compra de eletrônicos e eletrodomésticos, o consumidor deve testar sempre que possível o funcionamento do produto na loja. Quando o produto for entregue em casa, deve-se somente atestar o recebimento após conferir o perfeito estado do mesmo.

Confira aqui a lista de presentes e os preços dos produtos

Tel.: (27) 3132-1840 / 9 9975-2490