27/01/2023 18h10

Procon-ES apresenta pautas prioritárias do Espírito Santo em Brasília

As pautas do Estado foram detalhadas na 1º reunião de 2023 da Secretaria Nacional do Consumidor.

O diretor-presidente do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), Rogério Athayde, esteve na sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília, Distrito Federal, nesta sexta-feira (27). Ele participou da 1ª reunião de 2023 da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), com dirigentes dos Procons Estaduais do País e do Distrito Federal.

Fizeram parte da pauta a escuta ativa das demandas de cada Procon Estadual, a instituição de uma agenda conjunta de prioridades e o processo de fiscalização de supostas irregularidades no preço dos combustíveis. No encontro, também foram amplamente discutidos os desafios da migração para o novo sistema de atendimento utilizado pelos Procons do País, o ProConsumidor.

Durante a reunião, Rogério Athayde apresentou os dados de atendimento do Procon-ES e explanou sobre os projetos prioritários do Instituto que se trata da criação de um Núcleo de Superendividamento, o fortalecimento dos Procons municipais e o estudo de um sistema próprio de atendimento.

“Discutir temas relevantes em prol da defesa do consumidor e a unificação de procedimentos são imprescindíveis para o fortalecimento dos Procons. Estreitar laços com o Ministério da Justiça eleva, inclusive, a representatividade do nosso Estado”, disse Athayde.

A reunião contou com a participação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; do secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, e do diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, Ricardo Blattes.

(27) 3132-1840 / (27) 9 9975-2490