26/12/2019 10h23

Procon-ES contempla 21 municípios com doação de equipamentos de informática em 2019

Ao todo, foram doados 102 itens de informática para Procons municipais.

Ao longo do ano de 2019, o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) realizou a doação de 102 itens de informática, entre computadores, nobreaks, ultrabooks e aparelhos de datashow, para 21 Procons municipais. A cessão dos novos equipamentos - adquiridos com recursos do Fundo Estadual de Defesa do Consumidor (FEDC) - faz parte do Programa de Municipalização de Defesa do Consumidor e contempla os municípios signatários do Termo de Cooperação com o Procon-ES e o Ministério Público Estadual (MPES).

A diretora-presidente do Procon-ES, Lana Lages, destaca que o fortalecimento dos membros do Sistema Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor é meta dessa gestão. “O Instituto está reorganizando os órgãos municipais, por meio da doação de equipamentos e, no próximo ano, pretendemos ampliar a implantação do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que é o sistema informatizado do Ministério da Justiça utilizado pelos Procons do País. Treinamentos para os servidores municipais, com o objetivo de melhorar o atendimento ao cidadão capixaba, também é prioridade”, explicou.

Foram contemplados com a doação de equipamentos os Procons Municipais de Anchieta, Alfredo Chaves, Aracruz, Baixo Guandu, Boa Esperança, Castelo, Colatina, Ecoporanga, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Itapemirim, Linhares, Marataízes, Montanha, Nova Venécia, Presidente Kennedy, Rio Bananal, São Mateus e Vila Velha.

Depoimentos

A coordenadora do Procon de Marataízes, Maria de Lourdes Lemos, disse que sem os equipamentos ficaria muito difícil desenvolver o trabalho. “Nosso município não dispõe de muitos recursos e a doação dos equipamentos pelo Procon-ES é de extrema importância para o desenvolvimento do trabalho”, afirmou.

Já o coordenador do Procon de Linhares, Geraldo Benedito Roza, ressaltou a importância dos equipamentos para o trabalho desenvolvido pelo município. “Possuímos um alto índice de atendimento. São 22 servidores que atendem aproximadamente seis mil consumidores anualmente. Os equipamentos novos e modernos vão contribuir para a melhoria do nosso trabalho”, declarou.

O coordenador do Procon Municipal de Colatina, Benício Tavares, também apontou os benefícios trazidos pelos novos equipamentos. “A doação irá contribuir para a reestruturação e fortalecimento do órgão, além de resultar na prestação do serviço de forma mais eficiente para os consumidores colatinenses”, destacou.

Unificação de Normas e Procedimentos

Neste ano, a comissão Sindec do Procon-ES, unificou normas e procedimentos para os Procons municipais com o objetivo de fornecer um atendimento público ágil e de qualidade ao consumidor capixaba. Foi feita a padronização de cartas utilizadas para o registro de reclamação e o cadastramento de empresas na CIP Eletrônica, o que reduz significativamente o tempo de espera para resposta e os custos com o envio de correspondências pelos Correios.

Assessoria de Comunicação do Procon-ES