Procon-ES dialoga com servidores do Detran-ES sobre educação financeira e saúde mental

O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) promoveu, na última quarta-feira (16), uma palestra sobre educação financeira e saúde mental para os servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES). A iniciativa teve como objetivo conscientizar sobre a importância da educação financeira como ferramenta de promoção da saúde mental.
A palestra, mediada pelo advogado e assessor Especial do Procon-ES, José de Castro Neto, contou com a participação de pelo menos 30 servidores. Entre os temas abordados, destacou-se os impactos do superendividamento na saúde mental e as principais causas que levam os consumidores ao descontrole financeiro. O palestrante também deu dicas práticas sobre educação financeira e orientou sobre os serviços de apoio ao servidor que o Procon-ES oferece, como acolhimento individualizado, mediação com credores e planejamento orçamentário.
A palestra foi realizada a convite da Comissão QualiVida, como parte da programação da Semana da Saúde promovida pelo grupo. Vinculado à Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), o programa desenvolve ações voltadas à promoção de um ambiente de trabalho saudável e à melhoria da qualidade de vida dos servidores públicos.
Para José de Castro Neto, a ação foi uma oportunidade de conexão, cuidado e promoção de conhecimento. “Levamos aos servidores uma reflexão necessária sobre educação financeira e saúde mental, temas que influenciam diretamente a qualidade de vida e o desempenho no serviço público. Mais do que informar, buscamos acolher e orientar”, destacou o assessor do Procon-ES.
A diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, destacou a relevância das ações integradas. “Parcerias entre instituições são essenciais para promover iniciativas educativas voltadas aos servidores. Qualquer pessoa pode enfrentar o superendividamento, mas uma orientação adequada e acolhedora pode fazer toda a diferença na prevenção de situações extremas. Essa ação reforça o compromisso do Governo do Estado com a valorização do servidor público e com a promoção do bem-estar coletivo”, afirmou Letícia Nogueira.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon Estadual
Amanda Ribeiro
(27) 3134-8443