31/03/2021 13h27 - Atualizado em 31/03/2021 13h28

Procon-ES fiscaliza comércio nos municípios de Brejetuba e Ibatiba

Objetivo da ação foi verificar se regras sanitárias de combate à Covid-19 estão sendo cumpridas.

O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) pegou a estrada com destino a Brejetuba e Ibatiba, nessa terça-feira (30), para fiscalizar o funcionamento do comércio e outras regras sanitárias de combate ao novo Coronavírus (Covid-19).

Além da inspeção do comércio, a equipe de fiscalização se reuniu com os prefeitos e demais gestores dos municípios para buscar informações de como tem sido a fiscalização e a comunicação com os comerciantes de ambas as cidades.

A integração com as prefeituras, principalmente no interior do Estado, visa a conhecer e entender as necessidades e particularidades dos municípios, que podem demandar uma atenção específica de fiscalização em determinado seguimento. Os municípios visitados pelo Procon-ES se mostraram empenhados no cumprimento efetivo das regras sanitárias.

Durante as fiscalizações em Brejetuba, foi observado que as regras sanitárias estão sendo respeitadas. Dois supermercados foram visitados e orientados a corrigir incorreções pontuais na exposição de preços, o que foi imediatamente atendido.

Já em Ibatiba, as regras sanitárias estão sendo respeitadas, exceto em duas situações também pontuais dos estabelecimentos, atendendo presencialmente com barreiras de isolamento nas portas. Durante a operação, uma padaria foi autuada por apresentar grande variedade de produtos sem preços, ausência de alvará do Corpo de Bombeiros Militar (CBMES), dentre outros descumprimentos às regras consumeristas.