25/11/2022 10h53 - Atualizado em 25/11/2022 10h54

Procon-ES dá dicas para compras na Black Friday

Campanha de vendas on-line anual oferece altos descontos, porém, com tanta facilidade e variedade de lojas, é preciso cautela.

Começou a Black Friday Brasil, uma campanha de vendas on-line anual que oferta altos descontos nos estabelecimentos credenciados. Com tanta facilidade e variedade de lojas, é preciso cautela antes de realizar a compra para evitar problemas futuros.

Valores mais baixos, facilidade para pesquisar os preços dos produtos em diferentes lojas e comodidade são alguns dos motivos pelos quais os consumidores optam pelas “lojas virtuais”.

O diretor-presidente do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), Rogério Athayde, ressaltou que essas semanas de promoção são uma ótima oportunidade para o consumidor comprar o que precisa por um preço mais baixo.

Antes do dia marcado para a campanha, é importante acompanhar os preços praticados pelo mercado em diferentes lojas virtuais e até mesmo em lojas físicas para verificar se de fato houve uma redução vantajosa no preço do produto”, ressaltou Rogério Athayde.

Ele informou também que o Governo do Estado sancionou a Lei nº 11.500/2021, que estabelece práticas e condutas que devem ser adotadas pelos estabelecimentos comerciais do Espírito Santo, em períodos promocionais, visando a dar ainda mais transparência nas ofertas de campanhas, como a Black Friday.

Segundo a legislação, as ofertas devem distinguir claramente o produto que tem preço reduzido daquele que não sofreu alteração de preço. Os preços promocionais da temporada de compras no estilo Black Friday e os preços tradicionalmente praticados pelos estabelecimentos comerciais devem ser apresentados com clareza ao consumidor, sendo vedado o aumento falso dos preços para valorização ilusória do desconto.

A lei também determina que os estabelecimentos comerciais demonstrem quais produtos estão com descontos da Black Friday, informando os preços em dimensões distintas, com destaque para o valor da parcela.

Caso o consumidor não consiga realizar a compra devido a problemas no site, poderá reclamar. Também são questões passíveis de reclamação o descumprimento da oferta, a publicidade enganosa (promoção com preços iguais aos praticados dias antes da Black Friday), a mudança de preço no momento da finalização da compra e a falta de informações claras sobre a empresa e o produto”, pontuou Athayde.

Ele frisou também  a importância de agir com segurança durante as compras on-line. “Uma fraude muito comum no universo de quem é adepto das compras virtuais, principalmente em grandes campanhas de descontos, como a Black Friday, está relacionada à clonagem de sites idênticos aos das lojas oficiais. Os fraudadores capturam os dados do cartão de crédito, números dos documentos e senhas do consumidor no momento em que pensa estar realizando a sua compra”, completou .

Ainda de acordo com o diretor-presidente do Procon-ES, uma dica é pesquisar quais são as lojas participantes da Black Friday e observar o nome e endereço do site, no link que aparece na barra do navegador. “O site pode ser parecido, mas não é igual ao da loja oficial. Desconfie de boleto bancário ou transferências via Pix como única forma de pagamento para evitar as ciladas virtuais”, alertou Athayde.

As reclamações podem ser registradas pessoalmente na sede do Procon-ES, na Avenida Jerônimo Monteiro, nº 935, Centro, Vitória, de segunda-feira a sexta-feira, mediante agendamento pelo site www.agenda.es.gov.br. Outra unidade do Procon-ES está localizada no Faça Fácil Cariacica, que atende também aos sábados até as 13 horas. É importante guardar a oferta anunciada, bem como a tentativa de compra, por meio das cópias das telas do anúncio e da transação.

Compras na Black Friday

- Pesquise antes da compra, em diferentes lojas físicas e virtuais, os preços dos produtos que pretende adquirir durante a campanha;

- O consumidor que vai participar pela primeira vez da Black Friday precisa saber que nem todos os produtos à venda nos sites credenciados participam da promoção. Sendo assim, é preciso que os produtos com desconto estejam destacados e claramente identificados por meio do selo “Black Friday”;

- Nesse período de promoções muitas lojas promovem descontos. Cuidado! Busque referências sobre o site. Pesquise se existem muitas reclamações sobre a empresa nos órgãos de defesa do consumidor e/ou em sites de reclamações na internet e compre em lojas com boa reputação;

- Desconfie dos sites que têm como única forma de pagamento transferências via Pix ou boleto bancário;

- Atenção com a segurança! Sites clonados e perfil de loja falsa no Instagram são as principais fraudes.

Dicas para comprar com segurança

- Para comprar com segurança, busque referências sobre o site. Pesquise se existem muitas reclamações sobre a empresa nos órgãos de defesa do consumidor e/ou em sites de reclamações na internet;

- Instale no seu computador pessoal programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados;

- Não faça as transações em computadores de uso público, garantindo a segurança dos seus dados pessoais e do cartão de crédito;

- Antes da compra, observe os procedimentos e recursos adotados para garantir a segurança da transação. A política de privacidade adotada pelo fornecedor deve ser clara e explícita, assegurando que os dados pessoais e de consumo não sejam divulgados sem o consentimento expresso do consumidor;

- Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, endereço, e-mail e telefone fixo). Caso ocorra algum problema, localizar a empresa será fundamental para a solução. Se o fornecedor não tiver essas informações, escolha outro e denuncie, pois a disponibilização dessas informações é obrigatória;

- Procure informações sobre características, preços, valores de fretes, despesas adicionais, prazo de entrega ou execução, condições e formas de pagamento, antes de se decidir pela compra. Essas informações devem constar obrigatoriamente na página;

- Os sites devem deixar claro os meios adequados para que o consumidor exerça o direito de "arrependimento de compra", que é o cancelamento no prazo de até sete dias;

- Ao confirmar a contratação, imprima ou guarde sob a forma eletrônica todos os documentos que atestem a relação comercial, como número da compra, confirmação do pedido, comprovante de pagamento, contrato ou anúncios;

- Exija a nota fiscal da mercadoria e a guarde;

- A qualquer sinal de irregularidade, entre em contato com o fornecedor para registrar a ocorrência e tente resolver o problema. Guarde os números de protocolo e os e-mails trocados com o fornecedor como garantia.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Procon Estadual

Amanda Ribeiro

(27) 3132-1840

imprensa@procon.es.gov.br



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