31/05/2022 16h55

Procon-ES participa de reunião sobre combate aos impactos dos agrotóxicos e transgênicos

Procon Estadual participará do custeio de parte do kit de análises de proteína transgênica, no milho do Espírito Santo, por meio do Fundo Estadual de Defesa do Consumidor.

Representantes do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), se reuniram na última semana com membros da 35ª Promotoria de Justiça Cível de Vitória do Ministério Público Estadual (MPES) e com a Comissão de Impactos à Saúde e ao Meio Ambiente, com o objetivo de debater os impactos dos agrotóxicos e transgênicos no Espírito Santo.

A promotora de Justiça Sandra Lengruber abriu a reunião falando sobre a necessidade de tornar as relações entre produtores, fornecedores e consumidores mais transparentes. Em seguida, o coordenador da Comissão de Impactos à Saúde e ao Meio Ambiente, professor Lusinério Prezotti, apresentou um projeto que tem como parceiro o Fórum Espírito-Santense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos (FESCIAT) que alerta sobre a importância de se viabilizar análises de proteína transgênica em milhos do Espírito Santo.

O estudo indica a aquisição do uso de kit de análises como alternativa para a determinação rápida da presença ou ausência de proteínas transgênicas em produtos agrícolas, com o objetivo de avaliar se o alimento comercializado no Estado como orgânico, obrigatoriamente isento de proteínas transgênicas, apresenta contaminações provenientes de plantios de milho geneticamente modificados.

Após a apresentação, considerando que a proteção à vida, saúde e segurança é um dos princípios básicos das relações de consumo, o Procon Estadual acolheu a ideia e participará do custeio de parte do kit de análises de proteína transgênica, por meio do Fundo Estadual de Defesa do Consumidor.

Para o diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, as informações oriundas das avaliações servirão na defesa do direito dos consumidores, uma vez que viabilizará o acesso à informação, o controle e o exercício de escolha pelo consumidor de produtos orgânicos.

Diz uma famosa frase de Hipócrates que ‘somos aquilo que comemos’. Porém, o ato de comer é mais do que isso, é necessário conhecer a origem do alimento a ser consumido, só assim podemos ter a oportunidade de fazer boas escolhas e adquirir de fato o que realmente está anunciado”, acrescentou Athayde.

Também participaram da reunião, representando o Procon-ES, a gerente de Administração e Recursos Humanos, Josenia Nascimento da Silva, e a assessora técnica Isabela Resende.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Procon Estadual

Amanda Ribeiro

(27) 3132-1840

imprensa@procon.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard