18/07/2025 16h59 - Atualizado em 18/07/2025 18h14

Procon-ES participa do I Encontro de Novas Lideranças dos Procons

O evento aconteceu de forma virtual e teve como objetivo reunir representantes dos Procons municipais e legislativos.

Nesta sexta-feira (18), o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), representado pela diretora-geral do órgão, Letícia Coelho Nogueira, participou do 1º Encontro de Novas Lideranças dos Procons. O evento aconteceu de forma virtual e teve como objetivo reunir representantes dos Procons municipais e legislativos para debater os principais desafios enfrentados no primeiro semestre de 2025 e alinhar as perspectivas para os próximos meses.

A iniciativa, promovida pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon/MJ), buscou apresentar a estrutura do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. Durante o encontro, os participantes puderam compreender também como funciona o trabalho conjunto dos diversos órgãos, instituições e associações que atuam em defesa dos consumidores.

Além dos representantes dos Procons municipais e legislativos, participaram do encontro lideranças da Associação Brasileira de Procons (PROCONBRASIL), do Instituto Brasileiro de política e Direito do Consumidor (BRASILCON), do Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor (FNECDC), da Associação Nacional do Ministério Pública do Consumidor (MPCON), da Comissão de Defesas dos Direitos do Consumidor do CONDEGE e do Colegiado Nacional de Procons Estaduais (CNPE).

A diretora-geral do Procon-ES enfatizou a importância da iniciativa para promover avanços no trabalho realizado pelos Procons. “Parabenizo a Senacon pela iniciativa de promover o 1º Encontro de Novas Lideranças dos Procons, uma agenda estratégica para fortalecer o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. Este é um momento importante de escuta, alinhamento e cooperação entre os órgãos, especialmente diante dos desafios enfrentados no primeiro semestre de 2025. A atuação integrada é essencial para garantir uma defesa do consumidor cada vez mais eficiente e presente na vida da população”, reforçou Letícia Coelho.

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Amanda Ribeiro

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