06/08/2021 17h05

Procon-ES realiza capacitação da equipe de atendimento ao público

O objetivo da capacitação é o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores da entidade.

Atendentes do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), estão participando de uma capacitação nesta sexta-feira (06). O treinamento, que está sendo realizado na sede do Instituto, tem o objetivo de abordar aspectos práticos sobre o registro de atendimentos via Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), sistema informatizado de atendimento do Ministério da Justiça, utilizado pelos Procons do País. Também estão sendo orientados sobre o registro e tramitação dos processos administrativos e de atendimento no Sistema de Gestão de Documentos Arquivísticos Eletrônicos e Processos Eletrônicos (e-Docs), do Governo do Estado do Espírito Santo.

O Sindec é um banco de dados nacional e uma fonte valiosa de informações para elaboração da Política Nacional das Relações de Consumo. Ele permite o registro dos atendimentos individuais a consumidores, a instrução dos procedimentos de atendimento e dos processos de reclamação, além da gestão das políticas de atendimento e fluxos internos dos Procons integrados. O sistema visa a garantir transparência nos procedimentos, agilizar e aprimorar o atendimento aos consumidores.

O sistema possibilita também a elaboração e a divulgação anual do Cadastro de Reclamações Fundamentadas, que é o ranking das empresas mais reclamadas nos Procons. Atualmente, o Sindec consolida informações de 639 Procons, em 26 Unidades da Federação.

Já o e-Docs é o sistema corporativo de gestão de documentos arquivísticos digitais do Governo do Estado, que contempla os procedimentos de autuação, despacho, tramitação, classificação, prazo de guarda, arquivamento e destinação final. Ele foi desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), em parceria com a Secretaria de Controle e Transparência (Secont), o Arquivo Público do Espírito Santo (APEES) e a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger).

O diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, informou que em 2020, mesmo com a dispersão pandêmica do novo Coronavírus (Covid-19), o Procon-ES realizou quase 29 mil atendimentos. Em 2021, já foram registradas mais de 16.600 reclamações.

“O objetivo da capacitação é o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores da entidade. Por isso, os funcionários treinados tendem a adquirir novas habilidades e melhorar seu desempenho em suas funções, proporcionando um melhor atendimento ao consumidor capixaba”, acrescentou Athayde.

 

  

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