13/05/2021 18h26 - Atualizado em 14/05/2021 10h36

Procon-ES intensifica parcerias para fortalecer procons municipais

O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) segue a meta de fortalecer os procons municipais, melhorando, assim, o atendimento à população do Estado. Nesta semana, dois encontros com representantes de importantes prefeituras da Região Metropolitana foram realizados com o objetivo de sedimentar a parceria entre o Governo do Estado e os municípios no que se refere à política de defesa do consumidor.

O diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, recebeu, nessa quarta-feira (12), na sede do órgão, no Centro de Vitória, o coordenador do Procon de Vila Velha, George Alves, e sua equipe. Na terça-feira (11), representantes do Procon-ES se reuniram com o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, e o coordenador especial de Proteção e Defesa do Consumidor, Elberson De Lima Cabral.

Além de conhecer a nova sede do Procon Estadual, o coordenador do Procon de Vila Velha retribuiu a visita realizada em fevereiro passado por representantes do Procon Estadual ao órgão municipal. O objetivo dos encontros é estreitar os laços na busca de políticas públicas de defesa do consumidor, que garantam um atendimento de excelência à população.

No encontro, Athayde afirmou que o Procon-ES está de braços abertos para receber as demandas dos municípios. “Essa é a determinação do governador Renato Casagrande de aproximar o Procon Estadual dos procons municipais. Assim, nós vamos criar uma política de defesa do consumidor, uma política fortalecida, sempre em um trabalho de cooperação”, ressaltou Athayde.

O coordenador do Procon de Vila Velha agradeceu a ação de aproximação do Procon Estadual. “Isso intensifica, sedimenta cada vez mais essa parceria do Procon Estadual com o nosso Procon de Vila Velha”, disse Alves.

Também participaram da reunião o diretor Administrativo e Financeiro do Procon-ES, Gelianderson Chrizostomo Siqueira, e o gerente de Tecnologia da Informação do órgão estadual, Marcos André Cardoso de Souza.

Cariacica

Em visita à Prefeitura de Cariacica, nessa terça-feira (11), o diretor-presidente do Procon-ES ressaltou a necessidade de aproximação dos órgãos de defesa do consumidor e a meta de ajudar no fortalecimento dos procons municipais, por parte do Governo do Estado. No encontro, foram discutidas formas de buscar melhorias tecnológicas e operacionais para o Procon de Cariacica.

Uma ferramenta que chamou atenção dos gestores municipais é o WhatsApp do Procon-ES, que passou a funcionar no mês de março. A ideia também será implantada no município. Outro assunto debatido no encontro foi a criação de um aplicativo para aproximar o consumidor do Procon Cariacica. Também ficou definido que o Procon Estadual irá realizar treinamentos com as equipes do órgão municipal.

Segundo Rogério Athayde, a ideia é manter o diálogo com as prefeituras. “O Procon Estadual tem feito visitas técnicas aos procons municipais. Em Cariacica, tivemos a oportunidade de visitar o prefeito Euclério Sampaio, que convidou o coordenador do município, Elberson De Lima Cabral. Nosso objetivo é continuar dando apoio técnico e operacional para nós construirmos juntos uma política estadual de relação de consumo”, explicou.

Acompanharam o diretor-presidente na visita, Gelianderson Chrizostomo Siqueira, Marcos André Cardoso de Souza e a gerente de Assuntos da Presidência, Lara Helena Souza, também respondendo como diretora jurídica.

Renata Alves (respondendo)