30/06/2022 17h08

Procon-ES visita Procons da região norte do Estado

Objetivo foi conhecer as estruturas dos órgãos municipais, visando ao fortalecimento dos Procons para a melhorias no atendimento à população.

Dando continuidade às visitas aos Procons e prefeituras do interior do Estado, representantes do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) estiveram, na última semana, nos municípios de Pedro Canário, São Mateus e Rio Bananal.

O diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, ressaltou que o objetivo das visitas consistiu em conhecer as estruturas dos órgãos municipais, visando ao apoio técnico, à capacitação de servidores e ao fortalecimento dos Procons, para a melhorias no atendimento à população e o fortalecimento da política estadual de defesa do consumidor do Estado.

Durante as visitas, falamos sobre a necessidade dos Procons municipais em constituir a lei do Fundo Municipal de Defesa do Consumidor, que se destina ao financiamento de ações de desenvolvimento da política municipal de defesa do consumidor. Também nos surpreendemos com a estrutura de alguns Procons, pois apesar de pequenos são bem organizados e têm apoio da prefeitura que pretende ampliar e reestruturar os órgãos municipais”, pontuou Athayde.

Para o secretário de Administração da Prefeitura de Pedro Canário, Everton Riazor, a reunião foi produtiva e construtiva. “A sobrevivência dos Procons municipais depende muito dessa parceria com o Procon Estadual. Somos gratos pela presença do órgão”, disse o secretário.

A coordenadora do Procon de Rio Bananal, Ivanete Figueredo Marim, agradeceu a visita e a abertura do contato direto com o Procon Estadual. “O apoio recebido é fundamental e muito importante para o desenvolvimento do órgão”, acrescentou.