04/09/2024 11h09

Procons e Ministério Público Estadual se reúnem para debater tratamento do consumidor superendividado

Objetivo foi debater as práticas de conciliação no tratamento do consumidor superendividado, alinhando as diretrizes às alterações no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Nessa terça-feira (03), foi realizada a primeira Oficina de Tratamento do Consumidor Superendividado, na Promotoria Cível de Vitória. O evento reuniu representantes dos Procons da Região Metropolitana da Grande Vitória e do Ministério Público Estadual (MPES) para discutir as práticas de conciliação voltadas ao tratamento do consumidor superendividado, com o objetivo de alinhar as diretrizes às alterações trazidas pela Lei Federal nº 14.181/2021 ao Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Os técnicos do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) compartilharam a experiência do órgão no atendimento e tratamento de consumidores superendividados. A promotora de Justiça do Ministério Público Estadual, Sandra Lengruber da Silva, apresentou os resultados do Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS), que foi implementado em abril deste ano. Além disso, o procurador do Estado do Espírito Santo, Leonardo de Medeiros Garcia, trouxe à discussão as questões práticas sobre o tratamento conciliatório desses consumidores.

Para a diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, os debates foram enriquecedores e resultaram em encaminhamentos importantes para o Sistema Estadual de Defesa do Consumidor, reforçando a importância da integração e do alinhamento entre as diferentes instituições envolvidas.

“O debate realizado nesta oficina foi fundamental para fortalecimento do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor. A troca de experiências e a construção de estratégias conjuntas são essenciais para garantir resultados mais eficazes na negociação com consumidores superendividados. Nosso objetivo é sempre proporcionar um atendimento que, além de justo, seja sensível às necessidades de cada cidadão, promovendo a recuperação financeira e o bem-estar social”, ressaltou Letícia Nogueira.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Procon Estadual

Amanda Ribeiro

(27) 9 9975-2490

imprensa@procon.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard