20/06/2008 12h31 - Atualizado em 22/12/2016 16h07

A importância de se pedir a nota fiscal

A forma de pagamento dos produtos e serviços pode ser com dinheiro, cheque, cartão de crédito ou débito. O fundamental que o consumidor peça a nota fiscal. A emissão desse documento é uma garantia para o consumidor e fortalece a arrecadação estadual, em benefício de todos.

“Para que um consumidor possa defender seus direitos é imprescindível que solicite a nota fiscal após efetuar qualquer relação de consumo. Além de ser um direito é uma garantia do artigo ou bem que está sendo adquirido. Este ato também contribui para o desenvolvimento da sociedade como um todo”, explica a Assessora Jurídica do Procon Estadual, Andressa Albany.

Se o produto comprado apresentar algum defeito, a nota fiscal servirá como comprovante de compra. Além disso, só com a nota o consumidor pode usar o certificado de garantia fornecido pelos fabricantes de produtos, garantia que entra em vigor a partir da data da emissão da nota.

Ao pedir a nota fiscal, é importante ficar atento nas informações que constam nesse documento, como razão social, endereço e CGC da empresa e a discriminação dos dados do produto adquirido ou do serviço contratado.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon-ES
Breno Arêas / Marcela Pedroni
Tels.: 3132-1840 / 3381-6222 / 9943-1374
imprensa@procon.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard