08/11/2011 14h54 - Atualizado em 22/12/2016 16h16

Aparelhos celulares são os produtos mais reclamados nos procons de todo o Brasil

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), ligado ao Ministério da Justiça, divulgou o primeiro barômetro de produtos. O relatório, inédito, reúne os principais problemas dos consumidores relativos aos produtos que mais geraram atendimentos nos procons no país, além do ranking dos fornecedores mais demandados

Com relação aos produtos, os assuntos mais reclamados pelos consumidores são os aparelhos celulares, com 18,15%. Em seguida aparecem os móveis, com 12,88%, os eletrodomésticos (linha branca), com 11,20%, e os microcomputadores e produtos de informática, com 10,12%. Segundo o barômetro, os principais problemas dos produtos giram em torno da garantia, problemas na entrega do produto e vícios do produto.

No ranking geral de fornecedores, a B2W (Americanas.com, Shoptime e Submarino) aparece no topo dos atendimentos. A empresa de comércio eletrônico registrou quase 20 mil atendimentos. A Ricardo Eletro aparece logo atrás, seguida da Ponto Frio, LG e Samsung. Já entre os fornecedores de aparelhos celulares, que são os produtos mais demandados, as empresas LG, Samsung, Nokia, Claro e Motorola lideram o ranking.

Os dados citados no barômetro foram registrados pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que integra Procons de 23 estados e do Distrito Federal, entre 1º de outubro de 2010 e 30 de setembro de 2011.

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