31/01/2014 13h29 - Atualizado em
22/12/2016 16h25
Atendimento Eletrônico: consumidores podem registrar reclamações pela Internet
Os consumidores capixabas que tiverem algum problema de consumo já podem registrar suas reclamações de casa ou do trabalho, a qualquer hora do dia. O Procon Estadual ampliou os canais de atendimento ao consumidor. A ferramenta ‘Atendimento Eletrônico’, lançada no ano de 2009, que até então era utilizada para tirar dúvidas relacionadas ao consumo e recepcionar denúncias, agora é utilizada também para abertura de reclamação.
Com o Atendimento Eletrônico, o consumidor poderá registrar reclamações individuais, pela Internet. Basta acessar a ferramenta no site do Instituto (www.procon.es.gov.br), preencher o cadastro informando os seus dados pessoais e relatar o fato. Posteriormente, o consumidor será orientado pela equipe de atendimento do Procon, no endereço de e-mail fornecido no cadastro, a enviar os seus documentos digitalizados (RG, CPF e documentos que comprovem a relação de consumo como nota fiscal, ordem de serviço, contrato, faturas e outros) para prosseguimento do registro da reclamação.
“Em muitos casos, o problema é solucionado sem que o consumidor tenha que se deslocar até à sede do Procon. Há situações em que o consumidor só comparece ao Instituto para participar de audiência de conciliação”, relata o diretor-presidente do Procon Estadual, Ademir Cardoso.
O diretor informa ainda que a ferramenta possibilita ao consumidor a praticidade de poder fazer denúncias, tirar dúvidas e registrar reclamações sem precisar se deslocar até um órgão de defesa do consumidor. “Sentimos a necessidade de expandir o trabalho para atender as demandas de consumidores que não tem tempo de vir ao Instituto, dificuldade de locomoção e, também, para consumidores de outros municípios”, explica.
A comunicação eletrônica entre consumidor e fornecedor é muito mais rápida. O Procon-ES conta com quase duzentos fornecedores cadastrados para receber a reclamação pela Internet. Outras empresas disponibilizam um canal de atendimento telefônico direto com o Instituto, chamado ‘Procon Fone’.
“A ampliação dos canais de atendimento e a resolução dos conflitos de consumo de forma preliminar tem favorecido consumidores que têm o seu problema solucionado com mais rapidez e fornecedores que não têm a empresa inscrita no Cadastro de Reclamações Fundamentadas, em razão da abertura de processo administrativo, que não acontece no atendimento on-line”, diz Cardoso.
No ano de 2012, o Procon-ES atendeu a 2.679 consumidores por meio da ferramenta Atendimento Eletrônico. Em 2013, esse número subiu para 4.372. Esse ano, o Instituto já registra 885 atendimentos. Para utilizar a ferramenta de atendimento, o consumidor deve possuir um computador com Internet e acessar o site do Procon-ES (www.procon.es.gov.br). Para o registro da reclamação, deve-se clicar no banner Atendimento Eletrônico, localizado ao lado direito da página principal.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon Estadual
Amanda Ribeiro / Deborah Soares
Tels.: (27) 3132-1840 / 9 9975-2490
imprensa@procon.es.gov.br
Com o Atendimento Eletrônico, o consumidor poderá registrar reclamações individuais, pela Internet. Basta acessar a ferramenta no site do Instituto (www.procon.es.gov.br), preencher o cadastro informando os seus dados pessoais e relatar o fato. Posteriormente, o consumidor será orientado pela equipe de atendimento do Procon, no endereço de e-mail fornecido no cadastro, a enviar os seus documentos digitalizados (RG, CPF e documentos que comprovem a relação de consumo como nota fiscal, ordem de serviço, contrato, faturas e outros) para prosseguimento do registro da reclamação.
“Em muitos casos, o problema é solucionado sem que o consumidor tenha que se deslocar até à sede do Procon. Há situações em que o consumidor só comparece ao Instituto para participar de audiência de conciliação”, relata o diretor-presidente do Procon Estadual, Ademir Cardoso.
O diretor informa ainda que a ferramenta possibilita ao consumidor a praticidade de poder fazer denúncias, tirar dúvidas e registrar reclamações sem precisar se deslocar até um órgão de defesa do consumidor. “Sentimos a necessidade de expandir o trabalho para atender as demandas de consumidores que não tem tempo de vir ao Instituto, dificuldade de locomoção e, também, para consumidores de outros municípios”, explica.
A comunicação eletrônica entre consumidor e fornecedor é muito mais rápida. O Procon-ES conta com quase duzentos fornecedores cadastrados para receber a reclamação pela Internet. Outras empresas disponibilizam um canal de atendimento telefônico direto com o Instituto, chamado ‘Procon Fone’.
“A ampliação dos canais de atendimento e a resolução dos conflitos de consumo de forma preliminar tem favorecido consumidores que têm o seu problema solucionado com mais rapidez e fornecedores que não têm a empresa inscrita no Cadastro de Reclamações Fundamentadas, em razão da abertura de processo administrativo, que não acontece no atendimento on-line”, diz Cardoso.
No ano de 2012, o Procon-ES atendeu a 2.679 consumidores por meio da ferramenta Atendimento Eletrônico. Em 2013, esse número subiu para 4.372. Esse ano, o Instituto já registra 885 atendimentos. Para utilizar a ferramenta de atendimento, o consumidor deve possuir um computador com Internet e acessar o site do Procon-ES (www.procon.es.gov.br). Para o registro da reclamação, deve-se clicar no banner Atendimento Eletrônico, localizado ao lado direito da página principal.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon Estadual
Amanda Ribeiro / Deborah Soares
Tels.: (27) 3132-1840 / 9 9975-2490
imprensa@procon.es.gov.br