02/07/2008 11h32 - Atualizado em 22/12/2016 16h07

Bancos comerciais no topo das reclamações de junho no Procon Estadual

Durante o mês de junho o Procon Estadual registrou 2.412 reclamações de consumidores capixabas, o que representa uma média diária de 114 atendimentos. Desse total, 720 foram pelo telefone 151.

Os assuntos mais reclamados pelos consumidores foram bancos comerciais, com 328 registros. Em seguida, no ranking dos assuntos estão cartões de crédito, com 288; telefonia celular, com 218; telefonia fixa, com 197, e financeiras, com 145 atendimentos.

Os fornecedores que receberam maior número de reclamações no Procon Estadual em junho foram Telemar, Vivo, Banco Ibi, Escelsa e Banco Itaú Cartões. Os principais problemas estão relacionados à garantia, cobrança indevida e abusiva e contratos.

A área de assuntos financeiros manteve a liderança de atendimentos durante junho, com 974 registros. Na seqüência estão produtos, com 548 atendimentos e, em terceiro, serviços essenciais, com 505.

O consumidor pode registrar suas reclamações, pessoalmente, na sede do Procon Estadual, na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 6º andar, das 9 às 17 horas. É preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF e documentos que possam comprovar a reclamação, como ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento, nota fiscal e contrato, entre outros.

O consumidor também pode receber orientações do Procon Estadual pelo telefone 151. Ao telefonar, o reclamante deve ter em mãos o maior número possível de documentos.

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