03/12/2007 14h52 - Atualizado em 22/12/2016 16h04

Cartão de Crédito lidera ranking de reclamações no mês de novembro

Cartão de crédito, bancos comerciais, telefonia fixa, telefonia celular e financeira foram os assuntos que tiveram mais reclamações dos consumidores no Procon Estadual durante o mês de novembro. A informação é da Coordenadora de Atendimento, Shirley Gonçalves, ao divulgar o balanço do mês, que marcou 1.715 atendimentos. Os consumidores foram atendidos pessoalmente e pelo telefone 151.

No ranking dos cinco assuntos mais reclamados, cartões de crédito aparecem em primeiro, com 211 reclamações. Em seguida estão os bancos comerciais, com 205; telefonia fixa, com 133; telefonia celular, com 122; e financeiras, com 108 reclamações.

O serviço realizado pelo telefone 151 atendeu a 269 pessoas durante novembro, com uma média diária de cerca de 15 consumidores.

Ranking por área

A área de assuntos financeiros mantém a liderança, com 661 reclamações. Na seqüência estão produtos, com 422 atendimentos; e em terceiro serviços essenciais, com 353 registros.

O consumidor pode registrar sua reclamação, pessoalmente, na sede do Procon Estadual, localizado na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 6º andar, das 9 às 17 horas. Para efetuar a reclamação é preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF e documentos que comprovem a reclamação, como ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento, nota fiscal, contrato, entre outros.

O consumidor também pode receber orientações do Procon Estadual por meio do telefone 151. O reclamante deve ter, em mãos, o maior número possível de documentos no momento da reclamação.

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