22/03/2016 06h25 - Atualizado em 22/12/2016 16h01

Dia Mundial da Água: Procon-ES dá dicas para o consumo

Na terça-feira (22) é comemorado o Dia Mundial da Água, momento propício para uma reflexão sobre o nosso papel diante do meio ambiente e da sociedade. Consumo consciente e sustentabilidade são palavras de ordem para o atual momento de escassez e crise hídrica pelo qual o nosso país e o Estado tem passado.

Em razão da crise hídrica e estiagem prolongada pela qual o Espírito Santo passou, no ano passado, o Governo do Estado anunciou uma série de medidas restritivas para garantir o abastecimento humano e animal, em todas as bacias hidrográficas de domínio estadual.

De acordo com a diretora-presidente do Procon-ES, Denize Izaita, esse é um bom momento para reflexão e formação de consciência sobre o uso moderado dos recursos naturais. “Todos nós precisamos nos sensibilizar sobre os impactos sociais e ambientais que um consumo desordenado pode causar e começar a mudar os nossos hábitos de consumo. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água”, diz.

Consuma de forma consciente

- Tenha uma caixa d’água compatível com o tamanho da sua família;
- Não jogue lixo dentro do vaso sanitário;
- Feche a torneira enquanto escova os dentes, lava a louça, esfrega a roupa e ensaboa o corpo;
- Evite banhos demorados;
- Evite a lavagem de automóveis. Em Vitória, usar água potável para lavar veículos, calçadas, ruas, frentes de imóveis e encher piscinas está proibida e gera multa;
- Verifique a existência de vazamentos nas residências;
- Reaproveite a água da máquina de lavar e a utilize em outras atividades, como lavagem de banheiro e outras partes da casa, do carro, calçadas e outros;
- Utilize a capacidade total da máquina de lavar e reduza o número de lavagens na semana;
- Reaproveite a água da lavagem de frutas e vegetais para regar as plantas;
- Limpe a calçada e varandas com a vassoura e com pano úmido.

Tel.: (27) 3132-1840 / 9 9975-2490
Atendimento ao consumidor: 151