05/12/2007 12h39 - Atualizado em 22/12/2016 16h04

DPDC divulga Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas

Os problemas relacionados à telefonia celular são considerados o grande desafio da defesa do consumidor. De acordo com o Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas, divulgado ontem pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), dos dez fornecedores com mais reclamações fundamentadas todos são relacionados à telefonia celular, sendo seis fabricantes de aparelhos, duas empresas de assistência técnica e duas operadoras de telefonia.

Os fornecedores Benq, Nokia, Gradiente, LG e a assistência técnica SJ Comércio Assistência em Telecomunicações Ltda. são os cinco primeiros colocados no ranking de reclamações fundamentas. No topo do ranking está a fabricante Benq Eletroeletrônica, com 2.403 reclamações, seguida da Nokia, com 2.354 reclamações e da Gradiente, com 1.994 processos.

De acordo com o Cadastro Nacional os assuntos mais reclamados, independentemente da área, são telefone (aparelho), telefonia celular, aparelho de DVD, cartão de crédito, televisão e videocassetes, além de aparelhos de som, banco comercial e produtos de informática. Já em relação aos problemas mais reclamados pelos consumidores garantia, falta de peça para reposição, produto entregue com defeito e cobrança indevida estão no topo da lista.

Cadastro Nacional

O Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas reúne informações de 14 Procons estaduais e um municipal (AC, AM, BA, ES, GO, MA, MT, MG, (BH), PA, PB, RJ, RN, SC e TO) e sua divulgação é uma exigência do Código de Proteção e Defesa do Consumidor. Esse último Cadastro Nacional divulgado abrange o período de 01/09/2006 a 31/08/2007 e contém as demandas de consumidores do Brasil, registradas como reclamações e que, após análise técnica pelos órgãos públicos de defesa do consumidor, foram consideradas fundamentadas.

Confira os 20 fornecedores mais reclamados.

Assessoria de Comunicação do Procon ES
Marcela Pedroni / Breno Arêas