04/09/2008 12h03 - Atualizado em 22/12/2016 16h08

Líder da Defesa do Consumidor participará do II Encontro de Procons do Espírito Santo

O diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), Ricardo Morishita Wada, participará do II Encontro de Procons do Estado do Espírito Santo. O evento acontecerá no próximo dia 11 em comemoração ao Dia Estadual do Consumidor.

No encontro, Morishita ministrará palestra sobre “O Papel dos Procons no Sistema Nacional de Defesa do Consumidor”. Além dele, o evento contará com palestras do diretor de fiscalização do Procon de São Paulo, Paulo Arthur Góes, do titular da Delegacia do Consumidor, José Darcy Santos Arruda, do promotor do Ministério Público Estadual, Sain´t Clair do Nascimento Júnior, da gerente de Atendimento do Procon Estadual, Lorena Tamanini e dos diretores de Fiscalização da Agência Nacional de Saúde (ANS), Eduardo Sales e Dalton Callado.

Ainda no dia 11 de setembro será lançado o Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2007/2008 e comemorado o 18º aniversário do Código de Proteção e Defesa do Cobsumidor.

Quem é Ricardo Morishita?

Ricardo Morishita é bacharel em Direito pela PUC/SP e pós-graduado em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo (USP). É professor colaborador de Direito do Consumidor e professor convidado na Pós Graduação em Direito Empresarial e Processo Civil da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Morishita foi Diretor de Programas Especiais da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor - Procon/SP (1997), onde acompanhava o processo legislativo das normas de defesa do consumidor.

Entre 1995 e 1997, Morishita assumiu a direção da Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor do Procon de São Paulo e entre 1994 e 1995 atuou como assistente de planejamento e controle ao lado da direção do Procon/SP.

Suas atividades estiveram diretamente ligadas à defesa e proteção do consumidor tanto na capital paulista quanto em consultorias pelo interior do país. Ricardo Morishita tem artigos publicados pela revista de Direito Econômico, pela Associação Brasileira dos Ouvidores e pela revista Direito do Consumidor.

Ricardo Morishita é Diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor desde 2003.

Breno Arêas / Marcela Pedroni
Tels.: 3132-1840 / 9975-2490 / 9943-1374