01/04/2016 12h26 - Atualizado em
22/12/2016 16h01
Negociação de dívidas no Procon-ES cresce 147%
Os atendimentos do setor de cálculo e negociação de dívidas do Procon-ES registraram um aumento de 147,95% em relação ao mesmo período do ano passado, reflexo do crescimento do número de endividados no Estado. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória (CDL), em fevereiro de 2016, o número de dívidas em atraso de moradores do Espírito Santo cresceu 9,28% em relação a fevereiro de 2015. Já o número de inadimplentes registrou alta de 6,32% no mesmo período. Dentre os motivos que estariam causando o superendividamento, encontram-se a alta nos preços dos alimentos, serviços essenciais e o desemprego.
De janeiro a março de 2015, o setor de cálculo e negociação de dívidas do Procon Estadual atendeu 682 consumidores. Em 2016, já são 1.691 atendimentos. Os dois mutirões organizados pelo Procon-ES, no ano de 2015, refletem a realidade dos capixabas e o interesse em negociar as suas dívidas e limpar o nome. As duas edições superaram as estimativas, realizando 17.501 atendimentos.
Para a diretora-presidente do Procon-ES, Denize Izaita, as dívidas com cartões de crédito e empréstimos com financeiras são os grandes vilões do superendividamento, por conta dos juros altos que são cobrados pelas empresas. “De acordo com o Banco Central, em fevereiro a taxa do cartão de crédito chegou a 447,5% ao ano e do cheque especial atingiu 293,9%. Essa taxa do rotativo do cartão de crédito é a mais alta em cinco anos”.
A diretora explica ainda que, quando não conseguem pagar as dívidas, muitos consumidores optam pelo pagamento mínimo do cartão de crédito. Com isso, o débito passa por um refinanciamento, acarretando a cobrança de altos juros sobre o restante. “Também é comum a prática de adquirir um empréstimo para tentar quitar outro e, o que ocorre com frequência, é a dificuldade de pagar todas as dívidas contraídas”, ressaltou Izaita.
O Wallace Cruz Souto, 25 anos, morador do bairro São Torquato, em Vila Velha, buscou o atendimento do Procon-ES para negociar as dívidas e limpar o nome. Wallace possuía duas dívidas com uma financeira, sendo uma com cartão de crédito no valor de R$ 1.624,00 e outra dívida com empréstimo no valor de R$ 25.180,96, totalizando R$ 26.804,96. Após a negociação, a dívida com o cartão de crédito caiu para R$ 42,45 e o empréstimo foi para R$ 169,27 para pagamento à vista.
“Muita gente não procura o Procon por falta de informação, medo ou vergonha, mas vergonha é ter o nome sujo. O atendimento foi rápido e maravilhoso. Fui bem atendido pela atendente que fez tudo por mim durante a negociação e tive a maravilhosa notícia sobre os novos valores. Recomendo a todos que busquem o atendimento. A consciência fica limpa e a alma mais leve depois de quitar as dívidas”, diz Wallace.
Planejamento para quitar as dívidas
Para quitar as dívidas é preciso fazer escolhas e algumas renúncias. Para limpar o nome e voltar a ter crédito na praça, planejar é preciso. Por isso, o Procon-ES preparou algumas dicas para auxiliar o consumidor nesse processo de pagamento dos débitos, buscando a tranquilidade financeira:
- Realize um planejamento familiar. É extremamente necessário buscar o equilíbrio financeiro da família, e isso depende de esforço e de escolhas. Tenha o controle de seu orçamento. Faça uma planilha com os gastos mensais, anotando tanto as despesas essenciais como as pequenas despesas diárias. Assim, poderá saber o quanto poderá gastar, sem acumular dívidas.
- Cultive o hábito de poupar. A redução do consumo pode ajudar a guardar dinheiro para um imprevisto ou a realização de um sonho.
- Nunca gaste contando com oportunidades de ganhos futuros, ainda não confirmados.
- Não se engane sobre sua real situação financeira somando ao seu salário os limites do cartão de crédito, cheque especial etc.
- Evite parcelar ou financiar sempre que puder esperar para comprar à vista. Dessa forma será possível evitar o pagamento de juros.
- Não faça novos empréstimos para quitar as dívidas atuais, a menos que os juros sejam mais vantajosos.
- Pague sempre o valor total da fatura do cartão de crédito, pois pagamentos inferiores, como o pagamento mínimo, acarretarão a cobrança de altos juros sobre o restante.
- No planejamento de seus gastos priorize as despesas básicas e lembre-se que se fizer muitas compras em prestações, carnês e cartão de crédito não sobrará dinheiro para o essencial.
- Ao financiar, leia, entenda o contrato e avalie o compromisso que está assumindo. Exija o prévio cálculo do valor total da dívida (Custo Efetivo Total - CET), pesquise e compare a proposta em outras instituições financeiras antes de fechar o negócio, pois as condições oferecidas costumam variar bastante, bem como as taxas aplicadas.
- Tenha cuidado com o crédito fácil. Não aceite a ajuda de pessoas que prometam acelerar o empréstimo e desconfie de propostas vantajosas a juros muito baixos.
- Não assuma dívidas em benefício de outras pessoas e não forneça seus dados por telefone ou pela internet.
- As parcelas do empréstimo não devem comprometer o seu orçamento familiar mensal. Antes de fazer um empréstimo ou financiamento analise a sua capacidade de pagamento, lembrando sempre que os cálculos não devem se basear no valor do salário, mas no que sobra depois do pagamento das contas do mês e outras dívidas que já possua.
- Evite fazer financiamentos ou empréstimos a longo prazo, a menos que seja muito necessário, pois além da incidência maior de juros, quanto maior o prazo, maior o risco de inadimplência.
Terceira edição do mutirão será realizada em maio
No período de 02 a 06 de maio o Procon-ES, em parceria com a Prefeitura Municipal de Vila Velha, vai realizar a terceira edição do Mutirão de Negociação de Dívidas no Ginásio Poliesportivo Presidente João Goulart, em Vila Velha, conhecido como Tartarugão.
Para ser atendido, o consumidor deve possuir uma dívida de pelo menos 60 dias de atraso com alguma das empresas participantes e deverá comparecer ao local do evento, portando os seus documentos pessoais (CPF e Carteira de Identidade), comprovante de residência e de renda.
As empresas confirmadas até o momento são a Escelsa, Cesan, Dacasa Financeira,
Avista, Banestes, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Grupo América Móvil (Net, Claro, Embratel) e Oi/Telemar.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon Estadual
Amanda Ribeiro
Tel.: (27)3132-1840 / 9 9975-2490
imprensa@procon.es.gov.br
Atendimento ao consumidor: 151
De janeiro a março de 2015, o setor de cálculo e negociação de dívidas do Procon Estadual atendeu 682 consumidores. Em 2016, já são 1.691 atendimentos. Os dois mutirões organizados pelo Procon-ES, no ano de 2015, refletem a realidade dos capixabas e o interesse em negociar as suas dívidas e limpar o nome. As duas edições superaram as estimativas, realizando 17.501 atendimentos.
Para a diretora-presidente do Procon-ES, Denize Izaita, as dívidas com cartões de crédito e empréstimos com financeiras são os grandes vilões do superendividamento, por conta dos juros altos que são cobrados pelas empresas. “De acordo com o Banco Central, em fevereiro a taxa do cartão de crédito chegou a 447,5% ao ano e do cheque especial atingiu 293,9%. Essa taxa do rotativo do cartão de crédito é a mais alta em cinco anos”.
A diretora explica ainda que, quando não conseguem pagar as dívidas, muitos consumidores optam pelo pagamento mínimo do cartão de crédito. Com isso, o débito passa por um refinanciamento, acarretando a cobrança de altos juros sobre o restante. “Também é comum a prática de adquirir um empréstimo para tentar quitar outro e, o que ocorre com frequência, é a dificuldade de pagar todas as dívidas contraídas”, ressaltou Izaita.
O Wallace Cruz Souto, 25 anos, morador do bairro São Torquato, em Vila Velha, buscou o atendimento do Procon-ES para negociar as dívidas e limpar o nome. Wallace possuía duas dívidas com uma financeira, sendo uma com cartão de crédito no valor de R$ 1.624,00 e outra dívida com empréstimo no valor de R$ 25.180,96, totalizando R$ 26.804,96. Após a negociação, a dívida com o cartão de crédito caiu para R$ 42,45 e o empréstimo foi para R$ 169,27 para pagamento à vista.
“Muita gente não procura o Procon por falta de informação, medo ou vergonha, mas vergonha é ter o nome sujo. O atendimento foi rápido e maravilhoso. Fui bem atendido pela atendente que fez tudo por mim durante a negociação e tive a maravilhosa notícia sobre os novos valores. Recomendo a todos que busquem o atendimento. A consciência fica limpa e a alma mais leve depois de quitar as dívidas”, diz Wallace.
Planejamento para quitar as dívidas
Para quitar as dívidas é preciso fazer escolhas e algumas renúncias. Para limpar o nome e voltar a ter crédito na praça, planejar é preciso. Por isso, o Procon-ES preparou algumas dicas para auxiliar o consumidor nesse processo de pagamento dos débitos, buscando a tranquilidade financeira:
- Realize um planejamento familiar. É extremamente necessário buscar o equilíbrio financeiro da família, e isso depende de esforço e de escolhas. Tenha o controle de seu orçamento. Faça uma planilha com os gastos mensais, anotando tanto as despesas essenciais como as pequenas despesas diárias. Assim, poderá saber o quanto poderá gastar, sem acumular dívidas.
- Cultive o hábito de poupar. A redução do consumo pode ajudar a guardar dinheiro para um imprevisto ou a realização de um sonho.
- Nunca gaste contando com oportunidades de ganhos futuros, ainda não confirmados.
- Não se engane sobre sua real situação financeira somando ao seu salário os limites do cartão de crédito, cheque especial etc.
- Evite parcelar ou financiar sempre que puder esperar para comprar à vista. Dessa forma será possível evitar o pagamento de juros.
- Não faça novos empréstimos para quitar as dívidas atuais, a menos que os juros sejam mais vantajosos.
- Pague sempre o valor total da fatura do cartão de crédito, pois pagamentos inferiores, como o pagamento mínimo, acarretarão a cobrança de altos juros sobre o restante.
- No planejamento de seus gastos priorize as despesas básicas e lembre-se que se fizer muitas compras em prestações, carnês e cartão de crédito não sobrará dinheiro para o essencial.
- Ao financiar, leia, entenda o contrato e avalie o compromisso que está assumindo. Exija o prévio cálculo do valor total da dívida (Custo Efetivo Total - CET), pesquise e compare a proposta em outras instituições financeiras antes de fechar o negócio, pois as condições oferecidas costumam variar bastante, bem como as taxas aplicadas.
- Tenha cuidado com o crédito fácil. Não aceite a ajuda de pessoas que prometam acelerar o empréstimo e desconfie de propostas vantajosas a juros muito baixos.
- Não assuma dívidas em benefício de outras pessoas e não forneça seus dados por telefone ou pela internet.
- As parcelas do empréstimo não devem comprometer o seu orçamento familiar mensal. Antes de fazer um empréstimo ou financiamento analise a sua capacidade de pagamento, lembrando sempre que os cálculos não devem se basear no valor do salário, mas no que sobra depois do pagamento das contas do mês e outras dívidas que já possua.
- Evite fazer financiamentos ou empréstimos a longo prazo, a menos que seja muito necessário, pois além da incidência maior de juros, quanto maior o prazo, maior o risco de inadimplência.
Terceira edição do mutirão será realizada em maio
No período de 02 a 06 de maio o Procon-ES, em parceria com a Prefeitura Municipal de Vila Velha, vai realizar a terceira edição do Mutirão de Negociação de Dívidas no Ginásio Poliesportivo Presidente João Goulart, em Vila Velha, conhecido como Tartarugão.
Para ser atendido, o consumidor deve possuir uma dívida de pelo menos 60 dias de atraso com alguma das empresas participantes e deverá comparecer ao local do evento, portando os seus documentos pessoais (CPF e Carteira de Identidade), comprovante de residência e de renda.
As empresas confirmadas até o momento são a Escelsa, Cesan, Dacasa Financeira,
Avista, Banestes, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Grupo América Móvil (Net, Claro, Embratel) e Oi/Telemar.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon Estadual
Amanda Ribeiro
Tel.: (27)3132-1840 / 9 9975-2490
imprensa@procon.es.gov.br
Atendimento ao consumidor: 151