20/05/2016 12h36 - Atualizado em 22/12/2016 16h01

Palestra sobre finanças marca Semana Nacional de Educação Financeira

Entre os dias 16 e 22 de maio, está sendo comemorada a Semana Nacional de Educação Financeira, com a realização de diversas ações educativas em todo o país. Para marcar a data, o Procon-ES e o Conselho Regional de Economia, em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), realizou, na tarde desta sexta-feira (20), duas palestras educativas sobre inadimplência e negociação de dívidas, finanças públicas e pessoais. A atividade foi destinada aos alunos e docentes da Esesp e ocorreu na própria instituição.

O Procon-ES e o Conselho Regional de Economia já desenvolvem trabalhos de educação financeira no Estado e atuam fortemente com o tema. O intuito é estimular o consumo consciente, promover a redução dos índices de inadimplência e endividamento, além de melhorar a qualidade de vida da população capixaba.

Durante o encontro, a diretora-presidente do Procon, Denize Izaita, falou sobre os índices de inadimplência e a importância da negociação. Já o presidente do Conselho Regional de Economia, Eduardo Reis Araújo, ministrou uma palestra sobre finanças públicas e finanças pessoais, e a aplicação desses conceitos no dia a dia.

“O nosso objetivo com esse trabalho de educação financeira, está em garantir a vivência e a sobrevivência das pessoas. A sobrevivência está comprometida porque as pessoas estão superendividadas. Os mutirões são finitos, atitudes paliativas para o atual cenário econômico. Desejamos que o superendividamento seja contornado e que o nosso setor de cálculo e negociação volte a ser assessoramento do setor de atendimento”, explicou Denize Izaita.

O presidente do Conselho, Eduardo Reis Araújo, destacou o atual cenário de escassez pelo qual passamos. “Este atual momento de redução de recursos, nos ensina que o orçamento não pode ser uma peça de ficção no setor público e que devemos, também, fazer uso desse planejamento na gestão das finanças de nossas famílias”, ressaltou.

A diretora presidente da Esesp, Dangela Bertoldi Volkers, classificou como fundamental a abordagem do tema. “Vivemos um contexto em que precisamos olhar com atenção especial para as atitudes que tomamos em relação à nossa gestão financeira. Planejar, definir metas e adotar estratégias são atitudes necessárias atualmente e que beneficiam todas as esferas da nossa vida”, completou.

Tel.: (27) 3132-1840 / 9 9975-2490
Atendimento ao Consumidor: 151