19/08/2012 08h56 - Atualizado em 22/12/2016 16h18

Procon de Boa Esperança comemora um ano de sistema Sindec

O Procon Municipal de Boa Esperança comemora um ano de implantação do Sistema Sindec no órgão. O Sistema foi um fator decisivo para o aumento da demanda, e do crescente nível de resolutividade, trazendo uma maior agilidade, informação e poder para o órgão.

O coordenador Executivo do Procon Municipal de Boa Esperança, Leonardo Azevedo Leite, frisa que o Procon do município tem evoluído na luta pelos direitos dos consumidores esperancenses, ele ainda expõe que não atende somente aos consumidores do município.
O acesso ao cadastro assegura aos consumidores a possibilidade de melhor escolherem seus fornecedores, servindo de incentivo para o aperfeiçoamento de todos os produtos e serviços colocados no mercado de consumo.

O presidente do Procon-ES, Dr. Ademir Cardoso, destaca a importância da implantação do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC) para os Procons Municipais. “O consumidor poderá verificar a situação das empresas fornecedoras de produtos e serviços, especialmente no tocante à qualidade e ao respeito às normas de proteção e defesa do consumidor”, acrescenta.

Através da municipalização do SINDEC será possível ampliar o Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas disponibilizando dados e relatórios ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), o que será efetivado com o envio diário das reclamações ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça.

Atualmente 11 Procons Municipais já operam o SINDEC. A implantação do sistema nos órgãos de defesa do consumidor só pode ser realizada através de convênio assinado com o Procon Estadual. Os municípios interessados em implementar o sistema devem entrar em contato com o Instituto. Os Procons que já atuam através do sistema são Procons Municipais de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Viana, Castelo, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus e Boa Esperança.

O que é o Sindec?

O Sindec é um sistema informatizado que tem por objetivo integrar em rede as bases de dados usadas pelos Procons de todo o país. O sistema permitirá que os consumidores e Procons tenham acesso a levantamentos e dados sistematizados sobre reclamações apresentadas aos órgãos de defesa do consumidor. A implantação do Sindec contribuirá para a harmonização dos sistemas de atendimento usados pelos Procons e na criação de um banco de dados consolidado nacionalmente.

Amanda Ribeiro / Deborah Soares
Tels.: (27)3132-1840 / 9975-2490