04/07/2016 14h39 - Atualizado em 22/12/2016 16h02

Procon-ES divulga o Top 10 das empresas mais demandadas

Para orientar os consumidores nas suas escolhas de consumo, e as empresas a se relacionar, o Procon-ES divulga o balanço de atendimento do primeiro semestre de 2016. O objetivo é permitir à sociedade o acesso a informações sobre os fornecedores mais demandados no Procon Estadual e os principais problemas apresentados.

Segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), os segmentos que mais receberam queixas dos consumidores foram: cartão de crédito, telefonia celular, banco comercial, financeiras, telefonia fixa, TV por assinatura, aparelhos de telefone, energia elétrica, eletrodomésticos e estabelecimentos comerciais.

Já entre os fornecedores mais demandados no Procon-ES, ocupa a primeira posição no ranking a operadora Vivo, seguida da Oi, EDP, Banco Itaucard e Dacasa Financeira. Em sexto lugar aparece o Banco Bradesco, seguido da Caixa Econômica Federal, Financeira Avista, Banco Santander e, em décimo lugar, está a Sky.

“Essas dez empresas juntas somam 11.229 atendimentos realizados. Por meio do ranking de fornecedores, é possível constatar que os maiores problemas que chegam ao Instituto estão relacionados às operadoras de telefonia e aos assuntos financeiros Por isso, é preciso atenção antes da contratação de serviços, lendo atentamente o contrato, tirando todas as dúvidas e só assiná-lo se estiver de pleno acordo com as cláusulas estabelecidas. Em caso de dúvidas, os consumidores podem recorrer ao Procon-ES”, informa a diretora-presidente do Procon-ES, Denize Izaita.

Os principais problemas estão relacionados à cobrança indevida e abusiva, cálculo de prestação em atraso/taxa de juros/negociação, descumprimento e rescisão de contratos, produto com vício de qualidade (defeito) e prestação de serviço não fornecido.

Durante o primeiro semestre de 2016, o Procon-ES realizou 32.934 atendimentos aos consumidores capixabas, um crescimento de 23% em relação ao mesmo período do ano passado. O setor de cálculo e negociação de dívidas também cresceu de forma significativa. Neste ano, o setor já realizou 4.288 atendimentos, 160% a mais em relação ao mesmo período em 2015.

“Nesse primeiro semestre, 2.345 audiências foram realizadas. Isso porque grande parte dos atendimentos do Procon-ES são solucionados de maneira preliminar, ou seja, sem a necessidade de abertura de processos administrativos e agendamento de audiências. Esse número demonstra o alto índice de resolução das demandas que chegam ao órgão e a rapidez que os problemas dos consumidores são solucionados”, explica Denize.

Reclamação

Os consumidores podem registrar suas reclamações pessoalmente, na sede do Procon Estadual, na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 9º andar, das 9 às 17 horas, de segunda a sexta. Também na Unidade Faça Fácil, em Cariacica, que atende também aos sábados, até às 13 horas. Também é possível registrar a queixa sem sair de casa, pelo Atendimento Eletrônico disponível no site www.procon.es.gov.br.

É preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento, contrato, entre outros.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon Estadual
Amanda Ribeiro
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