12/09/2014 19h14 - Atualizado em 22/12/2016 16h27

Procon-ES fiscaliza revendas de gás de cozinha em Linhares

O Procon Estadual promoveu ação de fiscalização nas revendedoras de gás de cozinha no bairro Três Barras em Linhares e nos distritos de São Rafael, Regência e Bebedouro. A ação nas revendas de gás de cozinha foi solicitada pela promotoria do município e resultou em interdições e botijas apreendidas.

Durante a operação, dez postos de vendas foram vistoriados. Destas revendedoras, duas funcionavam de forma clandestina, ou seja, sem autorização da ANP para comercializar o gás, que resultou na apreensão de 52 botijas. Dentre as irregularidades, foram encontrados portões fora das medidas exigidas pela agência reguladora; ausência de extintores de incêndio; excesso de botijas de gás; falta de placas de segurança; botijas armazenadas em local irregular e produtos inflamáveis próximos às botijas. Na área de uma dessas revendas, funcionava um galinheiro.

“Pelas regras da ANP, os botijões de gás devem ser armazenados em locais abertos e com boa ventilação, próximos a extintores de incêndio e placas informativas sobre os perigos do manuseio do produto”, explica o gerente de fiscalização do Procon Estadual, Rodrigo Cristello.

As denúncias sobre comercialização clandestina de gás de cozinha podem ser encaminhadas ao Procon Estadual pelo telefone 151 ou por meio do Atendimento Eletrônico, disponível no site do Instituto (www.procon.es.gov.br). Os consumidores também podem formalizar uma reclamação junto à ANP, ao Ministério Público Estadual e ao Corpo de Bombeiros.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon-ES:
Amanda Ribeiro
Tels.: (27) 3132-1840 / 9 9975-2490
imprensa@procon.es.gov.br
Atendimento ao Consumidor: 151
www.facebook.com/procones
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard