12/12/2013 14h55 - Atualizado em 22/12/2016 16h22

Procon-ES implanta sistema informatizado no Procon Municipal de Alfredo Chaves

O Procon Municipal de Alfredo Chaves já opera com o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). Técnicos do Procon Estadual estiveram no município entre os dias 26 a 29 de novembro para implantação do sistema e treinamento da equipe. O procedimento faz parte do Programa de Municipalização de Defesa do Consumidor do Procon Estadual, que prevê a cessão de equipamentos de informática, mobiliário, treinamento e capacitação da equipe de atendimento dessas unidades.

Com a implantação do sistema, o Procon Estadual e o de Alfredo Chaves passarão a compartilhar a base de dados nacional, estadual e agora municipal, possibilitando a otimização do Cadastro de Reclamações Fundamentadas.

Segundo a coordenadora do Procon Municipal de Alfredo Chaves, Mônica De Nadai Bassetto, a implantação do Sindec contribuiu para o fortalecimento das ações do Procon e possibilitou maior agilidade na resolução das demandas.

“A implantação do Sindec trouxe credibilidade e maior efetividade às ações do órgão. Antes, o atendimento era telefônico, não havia muitos registros, agora tudo está no papel e as empresas têm se interessado em conhecer o funcionamento do sistema. Já percebemos a mudança na postura dos fornecedores do município. O Sindec impôs mais respeito, pois trata-se de um sistema nacional, e as empresas não querem ser incluídas no Cadastro de Reclamações Fundamentadas, diz”.

No Espírito Santo, os primeiros a aderirem o sistema foram os Procons Municipais de Vitória, no ano de 2007, seguido de Cariacica, São Mateus, Linhares e Boa Esperança. Atualmente, doze dos vinte e quatro Procons do Estado operam com o Sindec, sendo estes: Vila Velha, Serra, Viana, Colatina, Castelo, Cachoeiro de Itapemirim e agora, Alfredo Chaves. No início do próximo ano, já está programada a implantação do sistema nos Procons Municipais de Baixo Guandu, Guarapari, São Gabriel da Palha, Pinheiros, Sooretama, Nova Venécia e Aracruz.

O diretor-presidente do Procon Estadual, Ademir Cardoso, explica que a implantação do sistema preservará a integridade das informações e o controle de acesso através de um certificado digital gerado junto ao Ministério da Justiça. “Este certificado será instalado em cada computador do Procon Municipal, restringindo o acesso somente à rede dos Procons, impedindo que usuários não cadastrados obtenham informações confidenciais de fornecedores e consumidores”, diz.

O diretor informa ainda que o objetivo do Procon-ES em levar o Sindec aos órgãos municipais é garantir maior transparência nas relações de consumo, otimizar o atendimento aos consumidores e integrar informações, possibilitando a formação de um banco de dados unificado. Além disso, as ações serão ampliadas com o compartilhamento e harmonização de conceitos, entendimentos e procedimentos.

A implantação do Sindec nos Procons Municipais só pode ser realizada por meio de um Termo de Cooperação assinado com o Procon Estadual. Os municípios interessados em implementar o sistema devem entrar em contato com o Instituto.

O que é o Sindec

O Sindec é um sistema informatizado que tem por objetivo integrar em rede as bases de dados usadas pelos Procons de todo o país. O sistema permitirá que os consumidores e Procons tenham acesso a levantamentos e dados sistematizados sobre reclamações apresentadas aos órgãos de defesa do consumidor.

A implantação do Sindec contribuirá para a harmonização dos sistemas de atendimento usados pelos Procons e na criação de um banco de dados consolidado nacionalmente.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon-ES
Amanda Ribeiro / Deborah Soares
Tels.: 3132-1840 / 9 9975-2490
imprensa@procon.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard