24/04/2014 13h59 - Atualizado em 22/12/2016 16h25

Procon-ES implanta sistema informatizado nos Procons municipais

Técnicos do Procon Estadual têm percorrido os municípios capixabas para a implantação do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) nos Procons Municipais. Entre os dias 16 e 17 de abril o sistema foi implantado no Procon municipal de Afonso Cláudio. Nesta semana, os técnicos visitam o Procon de Aracruz. O procedimento faz parte do Programa de Municipalização de Defesa do Consumidor do Procon-ES, que prevê a cessão de equipamentos de informática, mobiliário, treinamento e capacitação da equipe de atendimento dessas unidades.

O diretor-presidente do Procon Estadual, Paulo Barbosa, explica que após a instalação do sistema, a equipe recebe treinamento e orientação sobre a correta utilização e alimentação do banco de dados.

“O sistema visa garantir maior transparência nas relações de consumo, agilizar e aprimorar o atendimento aos consumidores e integrar informações, possibilitando a formação de um banco de dados unificado. Além disso, as ações serão ampliadas com o compartilhamento e harmonização de conceitos, entendimentos e procedimentos”, diz.

O Sindec é um sistema informatizado do Ministério da Justiça que permite o registro dos atendimentos individuais a consumidores, a instrução dos procedimentos de atendimento e dos processos de reclamação, além da gestão das políticas de atendimento e fluxos internos dos Procons integrados e a elaboração de Cadastros Estaduais e Nacional de Reclamações Fundamentadas.

Todo esse trabalho, harmônico e articulado entre os Procons, gera informações que são consolidadas nos bancos de dados estaduais e replicados na base de dados nacional do Sindec no âmbito do Ministério da Justiça.

Essa base nacional é uma fonte valiosa de informações para elaboração da Política Nacional das Relações de Consumo, para informação aos consumidores e aos diversos interessados na proteção e defesa do consumidor, bem como incentivo aos fornecedores para aperfeiçoarem cada dia mais o seu relacionamento com os consumidores. Atualmente, o Sindec consolida informações de mais de 170 Procons, em 26 Unidades da Federação.

Já está programada a implantação do Sindec nos Procons municipais de Divino São Lourenço, entre os dias 28 e 30 de abril, e Sooretama e Pinheiros, no início do mês de maio.

Tels.: 3132-1840 / 9 9975-2490