15/12/2015 13h58 - Atualizado em 06/01/2017 12h57

Procon-ES promove ação educativa de Natal nos shoppings

Dezembro é marcado por um intenso período de compras para o Natal, Réveillon e para as confraternizações de fim de ano. Por esse motivo, o Procon Estadual está realizando uma ação educativa nos principais shoppings da Grande Vitória com o objetivo de orientar os consumidores e lojistas sobre compras, trocas de presentes, garantia de produtos, dentre outros temas relacionados ao direito do consumidor. A ação será realizada do dia 15 a 22 de dezembro, das 10 às 22 horas.

Nesta terça (15) e quarta-feira (16), a equipe estará no Shopping Mestre Álvaro, na Serra. Na quinta (17) e sexta-feira (18), no Shopping Vitória e no dia 21 e 22 de dezembro a ação será realizada no Shopping Moxuara.

“Convidamos o consumidor, que estiver circulando pelo shopping, que visite o nosso estande e tire todas as suas dúvidas sobre compras, trocas e garantias de produtos. A nossa equipe está à disposição dos consumidores e também dos lojistas durante todo o período de funcionamento do shopping. É uma excelente oportunidade”, ressalta a diretora-presidente do Procon-ES, Denize Izaita.

Fique Ligado

Avalie os brinquedos: Na aquisição de brinquedos é preciso avaliar a indicação de faixa etária e as questões relacionadas à saúde e segurança.

Teste os produtos: Verifique se o produto não possui defeito aparente e exija, na hora da compra, o teste dos eletrônicos e demonstração do seu funcionamento.

Trocando presentes: Apesar de ser uma prática comum no mercado, saiba que os lojistas não são obrigados a trocar produtos em perfeito estado, apenas porque o consumidor não gostou da cor, do modelo ou do tamanho. Por isso, antes de comprar é preciso se informar sobre a possibilidade de troca do produto, o prazo e condições para realizá-la.

Exija a nota fiscal: Compre somente produtos originais e exija sempre a nota fiscal, pois ela é essencial para a troca, garantia e eventual reclamação.

Conserto de produtos: Se o produto apresentar algum tipo de defeito, o lojista ou o fabricante é obrigado a sanar o problema em até 30 dias. Leve o produto para a assistência técnica autorizada para reparo e guarde a ordem de serviço.

Importante Saber

- Os lojistas devem exibir o preço tanto à vista, a prazo e a taxa de juros aplicada a todos os produtos expostos no interior da loja e vitrines.
- Os consumidores devem ser informados, por meio de cartazes, sobre as formas de pagamento aceitas pela loja.
- Os produtos devem ser entregues e montados, quando necessário, no dia e hora pré-estabelecidos no ato da compra.
- Não pode haver preços diferenciados para pagamento à vista no dinheiro, cheque, cartões de débito e crédito, sem parcelamento.
- Não pode ser exigido um valor mínimo para a utilização dos cartões de crédito e débito.
- Os lojistas devem cumprir o preço anunciado nas prateleiras e folhetos publicitários.

Informações à Imprensa:
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Amanda Ribeiro
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