13/03/2015 18h38 - Atualizado em 22/12/2016 16h28

Procon-ES promoveu palestra sobre o uso consciente do dinheiro

Em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor, o Procon-ES realizou, nesta sexta-feira (13), quatro palestras educativas para ajudar os consumidores a saírem do vermelho. O objetivo das palestras, que reuniram 80 pessoas no auditório do Faça Fácil Cariacica, foi o de incentivar a população a alcançar o equilíbrio financeiro por meio do uso consciente do dinheiro, incentivando o hábito de poupar e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Na ocasião também foram realizados jogos interativos e lúdicos com as crianças sobre direito do consumidor e consumo consciente.

Durante a palestra, uma variedade de assuntos sobre finanças pessoais e negociação de dívidas foi abordada. Dentre eles, a importância de realizar um planejamento financeiro familiar, e de sempre destinar uma parte das finanças para uma poupança, investimento e previdência complementar.

A consumidora Ausenira Moraes Pereira, 47 anos, moradora do bairro Vale Encantado, em Vila Velha, disse que ficou sabendo da palestra pela televisão e quis participar. “Eu já fiz muitos empréstimos e usava muito o cartão de débito e não sobrava nada. Há um tempo comecei a guardar. Ouvi na palestra que é melhor pagar à vista para não acumular dívidas. Comprar parcelado é ruim mesmo”, disse.

Para a dona de casa Edina Aparecida dos Santos de Jesus, moradora do bairro Flexal, em Cariacica, a palestra foi ótima e esclarecedora. “Muitas pessoas que estavam lá não sabiam o que fazer para renegociar as dívidas e que o Procon poderia ajudar. Achei muito boa a palestra”, completou.

O diretor-presidente do Procon-ES, Ademir Cardoso, explica que cerca de 50% das famílias brasileiras estão superendividadas, ou seja, gastam mais do que ganham todos os meses. “O superendividamento é responsável por uma série de problemas de saúde e de relacionamento entre os casais. Planejamento e controle financeiro são essenciais para quem deseja quitar as dívidas e limpar o nome”, ressalta.

Cardoso informa ainda que grande parte das dívidas estão relacionadas ao uso indevido do cartão de crédito e de empréstimos e financiamentos. “Muitas pessoas usam o cartão de crédito de forma descontrolada, ocorrendo um alto valor da fatura no próximo mês. Como não há dinheiro suficiente para o pagamento, pagam o valor mínimo, acarretando a cobrança de altos juros sobre o restante, piorando ainda mais a sua situação financeira. Isso precisa ser alertado à população”, diz.

A unidade do Procon-ES localizada no Faça Fácil Cariacica está auxiliando os consumidores na negociação de dívidas. Os atendimentos são realizados na Avenida Aloízio Santos, 500, Santo André, Cariacica, em frente ao Terminal de Campo Grande. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados, das 8 às 13 horas.

Para que seja possível viabilizar o acordo é preciso que se tenha disponível a Carteira de Identidade, o CPF, as últimas faturas, as propostas oferecidas e as suas condições de pagamento (à vista ou parcelado).

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon Estadual
Amanda Ribeiro
Tel.: (27) 3132-1840 / 9 9975-2490
imprensa@procon.es.gov.br
Atendimento ao consumidor: 151
www.facebook.com/procones
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard