18/02/2014 13h55 - Atualizado em 22/12/2016 16h25

Procon-ES realiza fiscalizações no interior do Estado

O Procon Estadual realizou ação de fiscalização, na última semana, nos munícipios de Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá e Laranja da Terra. Foram fiscalizados treze estabelecimentos no ramo de supermercados, bancos, lojas de móveis e papelarias. Em todos os estabelecimentos visitados foram verificadas infrações às normas de proteção ao consumidor.

Durante a inspeção, foram encontrados produtos vencidos, com lacres rompidos, latas amassadas, produtos e linguiças sem quaisquer informações de origem ou data de validade. No município de Santa Teresa, foram apreendidos 1.341 ovos com a validade vencida e 390 ovos sem informação de origem, data de classificação e data de validade. Também houve a apreensão de 88,570 quilos de linguiça artesanal sem informação de origem, data de classificação e data de validade.

Durante a operação realizada nos municípios, também foram visitadas as agências bancárias para constatar possíveis práticas infrativas referentes ao tempo de espera em fila de banco e outras legislações estaduais e municipais. Em todas as agências visitadas foram encontradas algumas infrações, como o tempo de espera em fila, falta de Código de Defesa do Consumidor e placas informativas.

Em todas as lojas de móveis e papelarias fiscalizadas foram constatadas irregularidades como a falta de preços nos produtos expostos nas vitrines e no interior das lojas e ausência de informações claras sobre o preço dos produtos (preço à vista e a prazo, taxa de juros aplicada) e as formas de pagamento aceitas pelo estabelecimento comercial.

O Procon Estadual pede aos consumidores que sejam os fiscais do dia a dia e, ao sinal de alguma irregularidade, denunciem o fato aos órgãos competentes. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 151 ou por meio do Atendimento Eletrônico, disponível no site do Instituto (www.procon.es.gov.br).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon Estadual
Amanda Ribeiro / Deborah Soares
Tel.: (27) 3132-1840 / 9 9975-2490
imprensa@procon.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard