05/07/2016 13h11 - Atualizado em 22/12/2016 16h02

Procon-ES realiza treinamento para Procons Municipais

Técnicos dos Procons de Domingos Martins e Marataízes estão em Vitória participando de um treinamento promovido pelo Procon Estadual. A capacitação, que está sendo realizada nesta terça-feira (05), em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). O objetivo é abordar aspectos práticos sobre a correta utilização e alimentação do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), sistema informatizado de atendimento do Ministério da Justiça, utilizado pelos Procons do País.

Esse banco de dados nacional é uma fonte valiosa de informações para elaboração da Política Nacional das Relações de Consumo, para informação aos consumidores e aos diversos interessados na proteção e defesa do consumidor, bem como incentivo aos fornecedores para aperfeiçoarem, a cada dia mais, o seu relacionamento com os consumidores. Atualmente, o Sindec consolida informações de mais de 363 Procons, em 27 Unidades da Federação.

O Sindec visa garantir transparência nos procedimentos, agilizar e aprimorar o atendimento aos consumidores, e integrar informações em um banco de dados. O sistema vai possibilitar a elaboração e a divulgação anual do Cadastro de Reclamações Fundamentadas, que é o ranking das empresas mais reclamadas no Procon do município.

“O Procon-ES nos dá todo respaldo técnico e prático que prima por um atendimento à população com qualidade e eficiência. Essa parceria é fundamental para que o Procon municipal consiga cumprir as demandas de forma otimizada”, ressaltou a coordenadora do Procon Municipal de Domingos Martins, Lilian Fuzato Lavagnoli.

A diretora-presidente do Procon-ES, Denize Izaita, explicou que o treinamento é resultado de um Termo de Cooperação Técnica assinado pelo Ministério Público Estadual, Procon Estadual e Prefeituras que prevê a criação e reestruturação dos Procons, garantindo ao município uma estrutura mínima para atendimento ao cidadão.

Denize afirmou, ainda, que dados do Ministério da Justiça posicionam o Espírito Santo no 2º lugar no ranking nacional dos Estados com maior número de Procons por município, com um percentual de 39,7%, ficando atrás apenas de São Paulo, que possui 40,4% dos seus municípios com Procons. “Essa estatística reflete o trabalho que tem sido desenvolvido pelo Procon-ES e pelo Ministério Público Estadual, em parceria com as Promotorias de Justiça do Espírito Santo”.

Assessoria de Comunicação do Procon Estadual:
Tels.: (27) 3132-1840 / 9 9975-2490
Atendimento ao Consumidor: 151