20/03/2014 14h57 - Atualizado em 22/12/2016 16h25

Procon-ES realizou palestra para comerciantes de Viana

Para orientar os fornecedores sobre os seus deveres na relação de consumo, o Procon-ES realizou na noite desta quarta-feira (19), no Cerimonial Brasil Festas no bairro Marcílio de Noronha, em Viana, uma palestra educativa para 50 lojistas da região. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Renda e Cidadania, por meio do Procon Municipal de Viana.

Durante a palestra, foram abordados temas relacionados aos direitos básicos dos consumidores; as responsabilidades do fornecedor; definição de vício e defeito de produtos; formas de garantia (contratual x legal x estendida); troca de mercadorias (cortesia ou obrigatoriedade); oferta de produtos; assistência técnica; precificação de produtos e serviços; diferenciação de preço, dentre outras orientações.

A diretora do Procon Municipal de Viana, Patrícia Chagas Vieira, explica que, desde o início do ano, o órgão de defesa do consumidor tem realizado trabalhos educativos com os fornecedores locais. “A nossa intenção é explicar aos comerciantes os seus deveres. Além disso, quais são os direitos que o cliente tem em relação à compra dos produtos”, enfatiza.

A palestra foi realizada pela diretora jurídica do Procon-ES, Denize Izaita, que ressalta o sucesso do encontro. “Houve muita interação entre os participantes. É importante estreitarmos o relacionamento com os fornecedores com o propósito de beneficiar o consumidor e buscar o equilíbrio nas relações de consumo”, diz.

A diretora informa ainda que o Governo do Estado está propiciando ao Procon-ES percorrer todo o Espírito Santo, levando a defesa do consumidor principalmente para os fornecedores, atendendo a um dos princípios do Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC) que é o dever governamental. “O Procon-ES tem informado e educado consumidores e fornecedores atuantes no mercado de consumo”, destaca.

Amanda Ribeiro / Débora Soares
Tels.: (27) 3132-1840 / 9 9975-2490