09/04/2015 04h46 - Atualizado em 22/12/2016 16h28

Procon-ES recebe operadoras de telefonia e busca solução para corte de conexão da internet

A pedido das operadoras de telefonia móvel, o Procon-ES vai se reunir com as telefônicas Tim, nesta quinta (09) às 15 horas, e com a Vivo, na sexta-feira (10) às 10 horas, para esclarecimentos sobre a alteração dos planos de conexão de dados dos consumidores, que estão tendo a conexão de internet interrompida ao fim da franquia contratada.

O Procon-ES iniciou investigações contra essas operadoras em face do número de reclamações de consumidores e está reunindo documentos para a análise das medidas que serão adotadas. O órgão estadual já recebeu 165 reclamações, somadas às queixas registradas na plataforma www.consumidor.gov.br e nos Procons municipais, de clientes da Vivo e Tim insatisfeitos com o bloqueio da internet móvel praticado pelas operadoras. Os consumidores questionaram o critério adotado para o bloqueio, em razão da curta duração de conexão e também a quebra de contrato, já que no momento da contratação houve a promessa de conexão ilimitada.

De acordo com o diretor jurídico do Procon Estadual, Igor Britto, a forma como as operadoras de celular estão lidando com seus clientes reflete uma crise no setor. “Esse é mais um dos vários sinais de uma crise no serviço de telefonia móvel no Brasil. As empresas expandiram muito suas vendas e ofertas de serviço sem ter estrutura para garantir o serviço ofertado. Em razão da má prestação de serviço, as operadoras de telefonia lideram o ranking de reclamações nos Procons de todo o País”, explica.

É importante que continuem reclamando, pois o registro das denúncias detalhadas do maior número de consumidores contribuirá ainda mais para a atuação dos Procons, seja para auxiliar na solução do problema, seja na aplicação de penalidades.

As reclamações podem ser registradas pela plataforma www.consumidor.gov.br; pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site www.procon.es.gov.br; pessoalmente no Procon Municipal ou Estadual; no Centro de Defesa do Consumidor do Ministério Público Estadual e também na Anatel.

Tels.: (27) 3132-1840 / 9 9975-2490
Atendimento ao Consumidor: 151