06/05/2008 09h21 - Atualizado em 22/12/2016 16h07

Procon Estadual divulga balanço de abril

No mês de abril o Procon Estadual registrou 2.887 atendimentos aos consumidores capixabas, o que representa uma média diária de 138 atendimentos. Desse total 1.101 foram realizados através do telefone 151.

Como vem acontecendo nos meses anteriores o assunto mais reclamado foram os cartões de crédito, com 332 atendimentos. Em seguida, no ranking dos assuntos estão bancos comerciais, com 312; telefonia celular, com 331; financeiras, com 196 e telefonia fixa com 195 reclamações.

Em relação aos fornecedores os cinco mais reclamados no mês de abril foram Telemar, com 149 reclamações; Vivo, com 79; Banco Itaú Cartões, com 57; Banco Ibi, com 54 e Escelsa com 52 reclamações. Os principais problemas estão relacionados à garantia, cobrança indevida e abusiva e contratos.

A área de assuntos financeiros manteve a liderança de reclamações durante o mês de abril, com 1.056 registros. Na seqüência estão produtos, com 729 atendimentos e, em terceiro, serviços essenciais, com 649.

O setor de fiscalização do Procon Estadual lavrou 134 autuações durante o mês de abril. Foram 64 autos de constatação, 31 autos de infração, 19 autos de apreensão e 20 notificações. Além disso, a Diretoria Jurídica do Instituto aplicou sanções administrativas, em 1º instância, a 70 empresas.

O consumidor pode registrar suas reclamações, pessoalmente, na sede do Procon Estadual, na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 6º andar, das 9 às 17 horas. É preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF e documentos que possam comprovar a reclamação, como ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento, nota fiscal, contrato, entre outros.

O consumidor também pode receber orientações do Procon Estadual pelo telefone 151. Ao telefonar, o reclamante deve ter em mãos o maior número possível de documentos.

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