15/07/2013 06h04 - Atualizado em 22/12/2016 16h21

Procon Estadual divulga balanço de atendimento do primeiro semestre

Durante o primeiro semestre de 2013, o Procon Estadual realizou 25.437 atendimentos. Desse total, apenas 3.392 audiências foram realizadas. O restante dos atendimentos foram solucionados de maneira preliminar, ou seja, sem necessidade de abertura de processo e realização de audiências. Esse número demonstra o alto índice de resolução das demandas que chegam ao órgão e a rapidez que os problemas dos consumidores são solucionados.

“Muitas empresas têm procurado o Procon e buscado solucionar com rapidez os problemas causados aos consumidores, disponibilizando um canal de atendimento específico para o Procon. Por isso, a solução das demandas tem sido rápidas”, explica o diretor-presidente do Procon Estadual, Ademir Cardoso.

Segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), no primeiro semestre deste ano as áreas mais reclamadas foram os assuntos financeiros, produtos, serviços essenciais, seguido dos serviços privados, saúde, habitação e alimentos.

Os segmentos que mais receberam queixas dos consumidores foram: bancos comerciais, telefonia fixa, cartões de crédito, telefonia celular, financeiras, aparelhos eletrônicos, aparelhos de telefone, eletrodomésticos, energia elétrica e em décimo lugar no ranking aparecem as tvs por assinatura.

O diretor destaca que as demandas mais frequentes que chegam ao órgão estão relacionadas à cobrança indevida e abusiva, problemas com contratos, garantia de produtos, antecipação de financiamento (boleto para quitação de débitos) e cálculo de prestação/taxa de juros.

Em relação aos fornecedores mais reclamados no Procon Estadual no primeiro semestre do ano, em primeiro lugar no ranking está a Oi/Telemar, seguida do Banco BMG, Vivo, Banco Bradesco e EDP Escelsa. Em sexto lugar aparece o Banco Itaucard, BV Financeira, Banco Santander, GVT e Dacasa Financeira.

“Por meio do ranking de fornecedores é possível constatar que os maiores problemas que chegam ao Procon estão relacionados aos assuntos financeiros e operadoras de telefonia. Por isso, é necessário atenção antes da contratação de serviços. Os consumidores devem ler atentamente o contrato, tirar todas as dúvidas e só assiná-lo se estiver de pleno acordo com as cláusulas estabelecidas. Em caso de dúvidas, os consumidores podem recorrer ao Procon”, orienta Cardoso.

Os consumidores podem registrar suas reclamações pessoalmente, na sede do Procon Estadual, na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 6º andar, das 9 às 17 horas, de segunda a sexta, ou na Unidade Faça Fácil, em Cariacica, que atende também aos sábados até às 13 horas. As dúvidas de consumo podem ser solucionadas por meio do telefone 151 ou ainda pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site do Instituto (www.procon.es.gov.br).

É preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento, contrato, entre outros.

Tels.: (27) 3132-1840 / 9975-2490