04/11/2010 14h07 - Atualizado em
22/12/2016 16h15
Procon Estadual divulga balanço de outubro
Durante o mês de outubro, o Procon Estadual registrou 1.621 atendimentos aos consumidores capixabas. Desse total, 8% foram realizados por meio da ferramenta Atendimento Eletrônico; 14% por meio de telefone 151; e os 78% restantes foram feitos pessoalmente, na sede do Instituto.
Em relação aos cinco fornecedores mais reclamados durante o mês de outubro no Procon Estadual, estão o Grupo Itaú-Unibanco, com 22% das reclamações; seguido do Grupo Bradesco, com 21%; da Oi/Telemar, com 20%; da Vivo, com 19% e, da empresa de tratamento odontológico, Imbra, com 16% das reclamações.
Segundo dados do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), em outubro as áreas mais reclamadas são os assuntos financeiros, com 35% dos atendimentos; os produtos, com 23%; e os serviços essenciais, 19%.
Os assuntos que receberam mais queixas dos consumidores capixabas são: bancos comerciais, cartão de crédito, telefonia celular, telefonia fixa, telefone (aparelho), plano odontológico, financeiras, energia elétrica, planos de saúde e, provedores de informática.
De acordo com a gerente de atendimento do Procon Estadual, Shirley Gonçalves, os problemas mais frequentes estão relacionados a: cobrança indevida/abusiva, contratos (não cumprimento, alteração, transferência, irregularidades e rescisão) e garantia (abrangência e cobertura).
O consumidor pode registrar suas reclamações pessoalmente, na sede do Procon Estadual, na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 6º andar, das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. As dúvidas de consumo podem ser solucionadas por meio do telefone 151 ou ainda pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site do Instituto (www.procon.es.gov.br).
É preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento, nota fiscal e contrato, entre outros.
Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Procon Estadual
Breno Arêas / Marcela Pedroni
Tels.: 3132-1840 / 9975-2490 / 9943-1374
Em relação aos cinco fornecedores mais reclamados durante o mês de outubro no Procon Estadual, estão o Grupo Itaú-Unibanco, com 22% das reclamações; seguido do Grupo Bradesco, com 21%; da Oi/Telemar, com 20%; da Vivo, com 19% e, da empresa de tratamento odontológico, Imbra, com 16% das reclamações.
Segundo dados do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), em outubro as áreas mais reclamadas são os assuntos financeiros, com 35% dos atendimentos; os produtos, com 23%; e os serviços essenciais, 19%.
Os assuntos que receberam mais queixas dos consumidores capixabas são: bancos comerciais, cartão de crédito, telefonia celular, telefonia fixa, telefone (aparelho), plano odontológico, financeiras, energia elétrica, planos de saúde e, provedores de informática.
De acordo com a gerente de atendimento do Procon Estadual, Shirley Gonçalves, os problemas mais frequentes estão relacionados a: cobrança indevida/abusiva, contratos (não cumprimento, alteração, transferência, irregularidades e rescisão) e garantia (abrangência e cobertura).
O consumidor pode registrar suas reclamações pessoalmente, na sede do Procon Estadual, na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 6º andar, das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. As dúvidas de consumo podem ser solucionadas por meio do telefone 151 ou ainda pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site do Instituto (www.procon.es.gov.br).
É preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento, nota fiscal e contrato, entre outros.
Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Procon Estadual
Breno Arêas / Marcela Pedroni
Tels.: 3132-1840 / 9975-2490 / 9943-1374