01/10/2010 07h07 - Atualizado em
22/12/2016 16h15
Procon Estadual divulga balanço de setembro
Durante o mês de setembro, o Procon Estadual registrou 1.835 atendimentos aos consumidores capixabas. Desse total, 9% foram realizados por meio da ferramenta Atendimento Eletrônico; 19% por meio de telefone 151; e os 72% restantes foram feitos pessoalmente, na sede do Instituto.
Em relação aos cinco fornecedores mais reclamados durante o mês de setembro no Procon Estadual, a Oi/Telemar aparece em primeiro lugar no ranking, com 25% das reclamações; seguida dos grupos Itaú-Unibanco, com 24% e Bradesco, com 22%; da Vivo, com 17%; e do grupo Santander/Real, com 14% das reclamações.
Segundo dados do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), em setembro as áreas mais reclamadas são os assuntos financeiros, com 36% dos atendimentos; os produtos, com 26%; e os serviços essenciais, 16%. Os assuntos que receberam mais queixas dos consumidores capixabas são: cartões de crédito, bancos comerciais, telefonia celular, financeira e telefonia fixa, respectivamente.
De acordo com a coordenadora de atendimento do Procon Estadual, Andressa Petronetto, os problemas mais frequentes estão relacionados a: cobrança indevida/abusiva, contratos (não cumprimento, alteração, transferência, irregularidades e rescisão) e garantia (abrangência e cobertura).
O consumidor pode registrar suas reclamações pessoalmente, na sede do Procon Estadual, na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 6º andar, das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. As dúvidas de consumo podem ser solucionadas por meio do telefone 151 ou ainda pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site do Instituto (www.procon.es.gov.br).
É preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento, nota fiscal e contrato, entre outros.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon Estadual
Breno Arêas / Marcela Pedroni
Tels.: 3132-1840 / 9975-2490 / 9926-1115
Em relação aos cinco fornecedores mais reclamados durante o mês de setembro no Procon Estadual, a Oi/Telemar aparece em primeiro lugar no ranking, com 25% das reclamações; seguida dos grupos Itaú-Unibanco, com 24% e Bradesco, com 22%; da Vivo, com 17%; e do grupo Santander/Real, com 14% das reclamações.
Segundo dados do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), em setembro as áreas mais reclamadas são os assuntos financeiros, com 36% dos atendimentos; os produtos, com 26%; e os serviços essenciais, 16%. Os assuntos que receberam mais queixas dos consumidores capixabas são: cartões de crédito, bancos comerciais, telefonia celular, financeira e telefonia fixa, respectivamente.
De acordo com a coordenadora de atendimento do Procon Estadual, Andressa Petronetto, os problemas mais frequentes estão relacionados a: cobrança indevida/abusiva, contratos (não cumprimento, alteração, transferência, irregularidades e rescisão) e garantia (abrangência e cobertura).
O consumidor pode registrar suas reclamações pessoalmente, na sede do Procon Estadual, na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 6º andar, das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. As dúvidas de consumo podem ser solucionadas por meio do telefone 151 ou ainda pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site do Instituto (www.procon.es.gov.br).
É preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento, nota fiscal e contrato, entre outros.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon Estadual
Breno Arêas / Marcela Pedroni
Tels.: 3132-1840 / 9975-2490 / 9926-1115