02/03/2011 10h21 - Atualizado em 22/12/2016 16h16

Procon Estadual divulga balanço do 1º bimestre de 2011

Durante os dois primeiros meses de 2011 o Procon Estadual realizou 6.545 atendimentos aos consumidores capixabas. Desse total, 5% foram realizados por meio da ferramenta Atendimento Eletrônico; 40% por meio do telefone 151; e os 55% restantes foram atendimentos na sede do Instituto e na Unidade Faça Fácil.

Segundo dados do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), nesse 1º bimestre as áreas mais reclamadas foram os assuntos financeiros, os produtos e os serviços essenciais. Os assuntos que mais receberam queixas dos consumidores foram: cartões de crédito, bancos comerciais, telefonia celular, energia elétrica e planos de saúde.

De acordo com a gerente de atendimento do Procon Estadual, Shirley Gonçalves, os problemas mais frequentes continuam sendo os relacionados à cobrança indevida/abusiva, contratos (não cumprimento, alteração, transferência, irregularidades e rescisão) e garantia (abrangência e cobertura).

Fornecedores

Em relação aos fornecedores mais reclamados no Instituto, em primeiro lugar no ranking está a empresa concessionária de energia elétrica, EDP Escelsa; em segundo aparece a operadora de telefonia móvel Vivo, seguida da Oi Telemar.

Em quarto lugar no ranking do 1º bimentre de 2011 está o Grupo Itaú-Unibanco; seguido do Santander/Real e Bradesco; na sétima colocação aparece a empresa Embratel, seguida da Claro, Eletrocity e Cesan.

O consumidor pode registrar suas reclamações pessoalmente, na sede do Procon Estadual, na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 6º andar, das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, ou na Unidade Faça Fácil, em Cariacica. As dúvidas de consumo podem ser solucionadas por meio do telefone 151 ou ainda pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site do Instituto (www.procon.es.gov.br).

É preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento, nota fiscal e contrato, entre outros.

Assessoria de Comunicação Procon Estadual
Marcela Pedroni