19/07/2010 07h34 - Atualizado em 22/12/2016 16h15

Procon Estadual divulga balanço do 1º semestre de 2010

Durante o 1º semestre de 2010, o Procon Estadual atendeu a 12.406 consumidores. Do total de atendimentos, 12% foram realizados por meio da ferramenta Atendimento Eletrônico; 14% pelo telefone 151; e 74% realizados pessoalmente. Segundo dados do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), as áreas mais reclamadas foram os assuntos financeiros, com 32% dos atendimentos; os produtos, com 24%; os serviços essenciais, com 22%; e os serviços privados 14%.

Entre os 10 dez fornecedores mais reclamados, na primeira metade do ano, a empresa Oi/Telemar aparece em primeiro lugar no ranking, com 19% das reclamações; seguida da Escelsa, com 17%; do Grupo Itaú-Unibanco, com 13%; do Grupo Bradesco, com 11%; e da Vivo, com 10% das queixas. Em 6º lugar no ranking de reclamações está a empresa de telefonia móvel Claro, seguida dos Banco Santander/Real e BMG. Na 9ª posição do ranking de reclamações aparece a Embratel, e na 10º colocação o Banco do Brasil.

Os dez assuntos que mais receberam queixas dos consumidores capixabas foram: cartões de crédito, bancos comerciais, telefonia fixa, telefonia celular, energia elétrica, financeiras, TV por assinatura, telefone (aparelho), planos de saúde e produtos de informática. Os problemas mais frequentes estão relacionados à cobrança indevida/abusiva, contratos (não cumprimento, alteração, transferência, irregularidades e rescisão) e garantia (abrangência e cobertura).

Nestes seis primeiros meses de 2010, o Procon Estadual realizou cerca de 2.300 audiências de conciliação e mais de 150 ações de fiscalização em diversos municípios. O setor jurídico do Instituto aplicou 154 decisões administrativas e ingressou com a ação civil pública em face de empresas de TV a cabo que atuam no Estado.

Em março deste ano, o Procon Estadual celebrou convênios de instalação do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) junto aos Procons dos municípios de Serra, Viana, Cariacica e São Mateus. Também foram assinados quatro convênios junto ao Ministério da Justiça para o desenvolvimento das ações Monitoramento Cidadão, Canal Comunidade, Geração Consciente e Municipalização do Sindec.

Assessoria de Comunicação/Procon Estadual
Breno Arêas / Marcela Pedroni