01/07/2011 13h49 - Atualizado em 22/12/2016 16h16

Procon Estadual divulga balanço do 1º semestre de 2011

Durante o 1º semestre de 2011, o Procon Estadual atendeu a 19.561 consumidores capixabas. Na unidade do Faça Fácil, em Cariacica, foram atendidos 4.750 atendimentos; e no Procon Móvel, desde o seu lançamento, em junho, mais de 870 consumidores já foram atendidos. Do total de atendimentos, 5% foram realizados por meio da ferramenta Atendimento Eletrônico; 35% pelo telefone 151; e 60% realizados pessoalmente.

Segundo dados do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), os setores mais reclamadas foram os produtos, com 31% dos atendimentos; os assuntos financeiros, com 26%; os serviços essenciais, com 22%; e os serviços privados com 16% das reclamações.

Entre os dez fornecedores mais reclamados, na primeira metade do ano, a empresa Escelsa aparece em primeiro lugar no ranking, com 18,6% das reclamações; seguida da Vivo, com 14,7%; da Oi/Telemar, com 13,5%; do Grupo Bradesco, com 10,6%; e do Grupo Itaú-Unibanco, 9,2% das queixas. Em 6º lugar no ranking de reclamações está a empresa de telefonia móvel Claro, seguida da Eletrocity e da Embratel. Na 9ª posição do ranking de reclamações aparece o Grupo Santander/Real, e na 10º colocação a Cesan.

Os segmentos que mais receberam queixas dos consumidores capixabas foram: bancos comerciais, cartões de crédito, telefonia celular, energia elétrica, telefonia fixa, telefone (aparelho), produtos de informática, financeiras, e planos de saúde. Os problemas mais frequentes estão relacionados à cobrança indevida/abusiva, contratos (não cumprimento, alteração, transferência, irregularidades e rescisão) e garantia (abrangência e cobertura).

Foram 4.320 audiências de conciliação e mais de 130 decisões admistrativas aplicadas aos fornecedores durante esse primeiro semestre. O setor de fiscalização do Procon Estadual realizou 90 ações fiscalizatórias em diversos segmentos e, foram lavrados 53 autos de constatação, 44 autos de infração e 26 autos de apreensão. Além disso, a fiscalização realizou quatro palestras voltadas para a educação dos fornecedores capixabas.

Cumprindo o convênio assinado junto ao Ministério da Justiça, em janeiro o Procon Estadual entregou 145 equipamentos de informática, entre computadores, impressoras e nobreaks para nove procons dos municípios de Cariacica, Viana, Serra, Vila Velha, Linhares, Colatina, São Mateus, Castelo e Cachoeiro de Itapemirim. Somente nestes seis primeiros meses do ano o Procon Estadual implantou e integrou o Sindec em três municípios do Estado, Linhares, Boa Esperança e São Mateus.

Encerrando o semetre de 2011 o Procon Estadual lançou o Procon Móvel, um ônibus totalmente adapatado, que leva às comunidades, localizadas em áreas de risco, instrumentos de proteção e defesa do consumidor e o fortalece da cidadania e, foi sede da 68ª Reunião do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor com o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

Assessoria de Comunicação/Procon Estadual
Amanda Ribeiro/ Marcela Pedroni