03/05/2010 14h27 - Atualizado em 22/12/2016 16h14

Procon Estadual divulga balanço do mês de abril

Durante o mês de abril, o Procon Estadual realizou mais de 1.800 atendimentos aos consumidores capixabas. Desse total, 259 foram feitos por meio da ferramenta Atendimento Eletrônico; 262 pelo telefone 151; e 1.327 dos atendimentos foram realizados pessoalmente.

Os assuntos mais reclamados pelos consumidores capixabas continuam sendo cartões de crédito, devido, principalmente, à grande variedade de cartões ofertados no mercado, com 209 queixas. Seguindo aparecem os bancos comerciais (168); telefonia fixa (164); telefonia celular (135); e energia elétrica, com 84 atendimentos. Os problemas mais frequentes estão relacionados a cobrança indevida/abusiva, contratos (não cumprimento, alteração, transferência, irregularidades e rescisão) e garantia (abrangência e cobertura).

Segundo dados do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), os cinco fornecedores mais reclamados durante o último mês foram Oi/Telemar, Escelsa, Vivo, Claro, e Embratel.

De acordo com a gerente de atendimento do Procon Estadual, Shirley Gonçalves, é preciso destacar o fato de não haver nenhum fornecedor dos setores bancário, de cartões de crédito e de financeiras entre os cinco primeiros com maior número de queixas. “Acreditamos que esse fato, que não acontece há muito tempo, é reflexo do compromisso de metas assumido por algumas empresas destes segmentos junto ao Ministério da Justiça e ao Procon Estadual”, explica.

O consumidor pode registrar suas reclamações, pessoalmente, na sede do Procon Estadual, na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 6º andar, das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. As dúvidas de consumo podem ser solucionadas por meio do telefone 151 ou ainda pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site do Instituto (www.procon.es.gov.br).

É preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento, nota fiscal e contrato, entre outros.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon Estadual
Breno Arêas / Marcela Pedroni
Tels.: 3132-1840 / 9975-2490 / 9926-1115
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