05/02/2010 13h59 - Atualizado em 22/12/2016 16h14

Procon Estadual divulga balanço do mês de janeiro

Durante o mês de janeiro o Procon Estadual realizou 2.275 atendimentos ao consumidores capixabas. Os problemas mais reclamados estão relacionados à cobrança indevida/abusiva, contratos (não cumprimento, alteração, transferência, irregularidades e rescisão) e garantia (abrangência e cobertura).

Os assuntos mais reclamados pelos consumidores capixabas continuam sendo cartões de crédito, bancos comerciais, telefonia celular, telefonia celular, energia elétrica, móveis, telefonia fixa, financeira e planos de saúde.

Segundo dados do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec) os cinco fornecedores mais reclamados durante o mês de janeiro foram Escelsa, Oi/Telemar, Vivo, Banco Itaú Cartões e Banco BMG.

Do total de atendimentos no Procon Estadual, 77% foram realizados pessoalmente, 14% por telefone e 9% foram atendimentos eletrônicos. As dúvidas de consumo podem ser solucionadas por meio do telefone 151 ou ainda pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site do Instituto (www.procon.es.gov.br).

Além disso, o consumidor pode registrar suas reclamações, pessoalmente, na sede do Procon Estadual, na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 6º andar, das 9 às 17 horas, de segunda à sexta-feira.

É preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento, nota fiscal e contrato, entre outros.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon Estadual
Breno Arêas / Marcela Pedroni
Tels.: 3132-1840 / 9975-2490 / 9926-1115
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